Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Inovações na saúde: o que 2020 trouxe para o setor?

Se alguém discorda que o assunto em 2020 não foi saúde, com certeza esta pessoa não acompanhou o mundo no último ano. Vimos as diversas inovações na saúde conquistadas este ano, desde o desenvolvimento em tempo recorde de uma vacina até a implantação da telemedicina. Por isso, no episódio de hoje de Growthaholics, Pedro Waengertner conversa com Leopoldo Schipmann, Gerente de Inovação do hospital Albert Einstein, e Milena Fonseca, Head of Innovation and New Ventures na ACE, sobre as conquistas alcançadas na área da saúde. Papo muito interessante que vale a pena ser ouvido!

A pandemia do novo coronavírus

Ninguém esperava uma pandemia no ano de 2020. Todos os setores da saúde foram surpreendidos com a chegada inesperada de um vírus que fez o mundo parar. E assim também aconteceu com os investimentos em inovações na saúde. Tivemos dois momentos:

O setor da saúde sempre teve características mais conservadoras, devido à cultura, à regulamentação, aos diversos players existentes. É notável que a curva de adoção às novas tecnologias é diferente de outras. Com a pandemia, percebeu-se a necessidade da inovação a fim da preparação para momentos como esse que vivemos.

>> Leia também: Quais os tipos de inovação e seus horizontes? <<

O futuro das inovações na saúde

É preciso afirmar que quando se trata de inovações na saúde, não estamos falando apenas de exemplos como a inteligência artificial que detecta câncer. De fato, estamos tratando de todas as soluções que visam otimizar o fluxo da saúde, desde a ponte com o paciente até a conexão entre todos os players envolvidos no processo.

Podemos enxergar o setor da saúde semelhante ao varejo. Existe tanto a esfera B2B e B2C, o que acarreta diversos pontos de dor e,  consequentemente, oportunidades para melhorar e inovar. É fato que algumas soluções irão bater de frente com modelos de negócios existentes no setor, mas isso é algo que já acontece em todo o mercado.

O setor da saúde cresce cada vez mais. A busca pela melhora não é algo exclusivo de alguns. Além disso, temos questões em destaque para os próximos anos, como envelhecimento da população, acessibilidade da saúde, saúde mental, entre outras. Dessa forma, milhões de oportunidades existem para a geração de ideias e soluções.

O fato é que precisamos de corporações preparadas para inovação. Além de uma liderança incentivadora e aberta à inovação, é preciso toda uma estrutura preparada como um jurídico bem alinhado com a regulação. Para mais, a atenção às questões éticas é imprescindível, além do entendimento sobre o acesso a essa nova tecnologia, quem paga por ela, se terá resistência dos stakeholders, se é legal.

>> Ouça também: Como a liderança deve criar um ambiente de inovação nas empresas? <<

Enfim, é preciso chegar com uma visão de disrupção, mas também é necessário entender o porquê do mercado ser dessa maneira, tanto para empreendedores como investidores. Afinal, o setor da saúde é complexo e existe o fator crucial de lidar com o bem mais insubstituível: as vidas das pessoas.

Para saber muito mais, ouça o episódio 65 na íntegra!

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo