Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Como funciona uma negociação de M&A na prática?

Dá para imaginar o quão trabalhoso deve ser vender ou comprar uma empresa. Produtos, pessoas, burocracia e tudo mais que você pode imaginar estão envolvido no processo. Por isso, no episódio de hoje, Pedro Waengertner conversa com Mike Ajnsztajn, sócio da ACE, sobre como acontece uma negociação de M&A na prática, tanto no lado de quem compra como no lado de quem é comprado. Para quem já tem 20 exits no portfólio, esse episódio está uma verdadeira conversa de especialista. Dá o play!

Por que as empresas realizam M&A?

Realizar M&A não é para qualquer empresa. O fator principal está no crescimento, o orgânico versus o inorgânico. Quando uma empresa decide crescer sem utilizar sua própria estrutura, buscando novos investimentos, ela pode partir para o inorgânico, ou seja, M&A. Essa escolha pode ou não acelerar o crescimento.

E dentro do crescimento orgânico, existe também a possibilidade de realizar M&A, quando pensamos na ótica do buy or build. Cada empresa precisa pensar em seus propósitos, estratégias e contextos. No entanto, para o M&A funcionar, é preciso ter conexão entre as duas empresas.

Veja também >> Fusões e aquisições: por que esse mercado está tão aquecido? <<

M&A na prática: como funciona?

Esse processo tem diversas etapas e detalhes e leva muito tempo, podendo chegar a diversos meses. O primeiro passo é uma análise geral da empresa. Assim é possível entender se ela está realmente preparada para ser vendida/comprada.

Em um segundo momento, é preciso encontrar possíveis compradores. Depois disso, é necessário ver a sinergia entre os dois negócios. Depois, existem fases mais burocráticas. Lembrando sempre que o valor está sendo negociado e renegociado a cada nova análise mais aprofundada.

Para saber mais sobre esse processo, ouça o episódio completo!

E para saber tudo sobre o assunto, acesso nosso Guia do Exit para Startups!

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo