A jornada do empreendedor é longa e cheia de decisões importantes, mas poucas superam a saída da empresa. Que tal mergulhar no processo do exit e analisar todos os passos que nos levam ao movimento perfeito no momento perfeito para a sua empresa? Neste episódio de Growthaholics, Pedro Waengertner conversa com João Cristofolini, fundador do Pegaki e autor do livro Saída de Mestre, e Pedro Carneiro, Principal da ACE Startups. Quer aprender a navegar nessa corrente? Ouça o episódio completo!
Você quer ser rico ou quer ser rei?
O exit é um momento de extrema importância na vida do empreendedor: é quando se recebe a comprovação de que a sua empresa está despertando o interesse de outros players do mercado e possui o potencial de ser adquirida por um deles. É um momento de retorno de capital para quem acredita no produto, um momento de liquidez importante e de crescimento profissional. Esse movimento é bom para o ecossistema inteiro de startups, porque recompensa quem buscou pela inovação e incentiva outras pessoas que querem chegar no mesmo lugar.
Mas como fazer esse movimento sem se precipitar? Um primeiro passo possível é desenhar essa saída. O exit não deveria ser uma decisão tomada ao acaso, no calor da oportunidade. Entender o momento da empresa, os desejos dos fundadores e os possíveis compradores do mercado são importantes para mapear as melhores oportunidades possíveis. A quantidade de dinheiro pode ser tentadora, mas pode não ser o melhor cenário para que essa venda ocorra. E o pós-venda é tão importante quanto a venda em si.
Outro fator importante no timing de saída é entender o formato desejado para a empresa. É mais vantajoso fazer uma saída antecipada com pouca diluição ou fazer novas rodadas de captação e projetar um exit com diluição maior do capital? Entender esse contexto em sua integralidade vai determinar o seu futuro de sucesso.