Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Fusões e aquisições: por que esse mercado está tão aquecido?

Apesar de um ano conturbado, o mercado de M&A continua aquecido no país. E como será nos próximos anos? Quais são as tendências para as fusões e aquisições no Brasil e no mundo? Neste episódio de Growthaholics, Pedro Waengertner conversa com Caio Falcão, líder de M&A do iFood e Jose Gutiérrez, líder de CVC na ACE. Conversa muito interessante com perspectivas de ambos lados do M&A, além do que há de mais importante nesse mercado atualmente. Escute na íntegra agora!

O que é M&A?

M&A é uma sigla em inglês para Mergers and Acquisitions (no português, Fusões e Aquisições). Este termo dá nome à prática de realizar transações de compra e venda entre empresas e/ou investidores. Já as complexidades dessas transações podem ser simples ou complexas e os motivos para serem realizadas são diversos.

Leia também >> Quais são os maiores erros do Corporate Venturing? <<

Por que as empresas realizam fusões e aquisições?

Empresas de todos os portes podem realizar M&A, desde que essas compras sejam feitas de forma estratégica. O crescimento orgânico das corporações é limitado. Por isso há a necessidade do hipercrescimento por meio de aquisições. Por exemplo, existem três estágios quando nos referimos à compra de startups:

  1. adquirir talento e tecnologia;
  2. obter produtos (segmento igual ao da empresa mão ou diferente);
  3. adquirir canais de distribuição.

Independente do estágio, essas transações podem ser motivadas pelos seguintes fatores:

  1. Consolidação: intuito de ganhar escala e mesmo que em uma fase inicial, unir forças para crescer;
  2. Diversificação: ganhar novos mercados, adjacentes ou não, além da possibilidade de mudança de estratégia de negócio;
  3. Competências: adquirir ativos, produtos e/ou pessoas.

Real Valor é o 18º exit da ACE!

As tendências de M&A

Uma boa compra não termina depois das fusões e aquisições. É essencial pensar no day-after da transação, sendo esta apenas uma etapa para gerar valor. A grande questão é: como alocar todo o ativo comprado, físico ou tecnológico?

Uma grande tendência dos últimos anos no mercado de M&A é justamente essa questão. A economia atual força aos compradores a olharem além de planilhas e projeções. Dessa forma, o alinhamento de expectativas nunca foi tão importante para ambas as partes. Existe fit cultural entre os dois lados? Afinal, pessoas são maiores que quaisquer produtos. Como dizemos aqui na ACE, tecnologia não é o fim, mas sim um meio.

Para 2020, espera-se gerar um valor maior nas transações do que em 2019, mesmo com o freio inicial imposto pela pandemia. Quer saber mais sobre as previsões para os próximos anos? Ouça o episódio completo!

programa de inovação corporativa

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Encontre quem transforma o hoje e lidera o amanhã

26 de julho de 2024 – São Paulo