Mecanismos Cognitivos Básicos e o processo de tomada de decisões

Por Daniel Vasserman - 22 Jan 2018, 20:10
Mecanismos Cognitivos Básicos e o processo de tomada de decisões

Tomada de decisões em ambientes de extrema insegurança, pressão de tempo, alto risco e muito investimento emocional faz parte do cotidiano do empreendedor.

>> Veja também: Como um empreendedor pode controlar o stress?
>> Leia também: Como lidar com os aspectos emocionais de empreender?

Muito se fala sobre ter ou desenvolver o mindset empreendedor, mas para que isso seja possível precisamos entender os componentes da estrutura básica de como o empreendedor usa seu repertório em um ambiente ágil e incerto.

De onde vêm as grandes ideias?

As grandes sacadas não acontecem ao acaso. Elas se originam da capacidade do indivíduo em realizar conexões não óbvias em um processo de ressignificação com base no próprio repertório, conhecimento de mercado e tecnologia.

Veja o caso do post-it:

 

Como bons empreendedores superam a falta de recursos?

A falta de recursos é muito comum, mas mesmo não tendo as melhores ferramentas a sua disposição empreendedores apresentam uma das competências mais importantes:

É a capacidade do “se vira” (mais conhecida como bricolagem). Essa competência permite que recursos limitados sejam modelados para satisfazer uma necessidade.

>> Veja também: Como os sócios da Upik fizeram para pivotar o negócio

Quer um exemplo? Veja essa solução para quem quer fazer fotos profissionais, mas não tem como pagar por um estúdio:

Bons empreendedores têm muita consciência de si!

Não estamos falando de reconhecer situações em que somos capazes de prever o próprio comportamento. Mas sim de um nível de adaptabilidade cognitiva que vai além. Em psicologia chamamos isso de metacognição.

A metacognição e a tomada de decisões

Refletir, entender e controlar o pensamento e a aprendizagem para criar estruturas que ajudem a tomar decisões. É um exercício de perceber uma situação, processar as informações e agir da forma mais ágil e efetiva possível.

No vídeo sobre o Post-It pudemos ver esse processo claramente. É aquele momento em que Art Fry percebe o problema dos marcadores de página e entende como aplicar a invenção do adesivo como solução.

A boa notícia é que não existe limite para aprender e desenvolver as competências cognitivas. Buscar autoconhecimento e ter disponibilidade para aprender e aplicar esses conhecimentos no dia a dia ajuda bastante!

Como se sentir mais seguro para empreender?

Um dos primeiros passos para quem quer ganhar segurança ao criar seu próprio negócio é investir na aquisição de conhecimento.

Aqui na ACE, valorizamos muito esse comportamento. Tanto que temos uma área do site totalmente dedicada a quem quer aprender mais. Na nossa página de Educação Empreendedora você tem acesso a uma série de conteúdos gratuitos que podem te ajudar na sua jornada. Acesse agora!

Tenha acesso a uma porção de conteúdos gratuitos da ACE

Por: Daniel Vasserman

Posts relacionados

Assine a Growthaholics

E receba as melhores dicas para a sua empresa crescer.