Não é novidade que empreender gera muito stress. Basta considerar toda a pressão e incerteza que engloba esse tipo de iniciativa. Ainda bem que cada vez mais as pessoas estão dando atenção para a saúde mental e adotando práticas como terapias, meditação e mindfullness, etc. Isso é importante porque demonstra uma preocupação crescente em se descobrir como baixar o stress.

> Veja mais: Como lidar com os aspectos emocionais de empreender

Basicamente stress é uma reação, com componentes físicos e emocionais, que o organismo tem a qualquer situação que represente um desafio maior. Seus efeitos são diversos e podemos entender sob duas óticas: o stress positivo e o negativo

Quais as diferenças entre os tipos de stress

Pelo nome pode parecer óbvio que o stress positivo tem características muito mais benéficas que o negativo. Mas deixe-me explicar melhor como cada um deles funciona:

Stress Positivo

Pode ser benéfico em doses moderadas. Isso pois, em momentos de tensão, produzimos adrenalina (dopamina) que nos dá ânimo, vigor, entusiasmo e energia.

Quando produzimos adrenalina ficamos em “alerta”, resultando em uma reação instintiva do corpo que nos deixa prontos para fugir ou lutar em situações difíceis.

Stress Negativo

Aqui é que mora o perigo. É o stress em excesso. Ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação.

O risco de adoecimento é alto, a capacidade produtiva fica comprometida e a qualidade de vida sofre danos.

Como baixar o stress natural à rotina do empreendedor

Para se proteger do stress excessivo existem algumas medidas simples e extremamente efetivas.

Alimentação

É importante repor as energias. Vitaminas e nutrientes podem ser utilizados nos momentos de maior stress. Para tanto, deve-se comer bastante verduras – de preferência cruas ou só feitas no vapor, tais como: brócolis, chicória, acelga, alface e outras verduras ricas em complexo B, vitamina C, magnésio e manganês.

Relaxamento

Quando ficamos tensos precisamos de alguns momentos de descanso, para nos recuperarmos do stress do dia. Este relaxamento pode ser em forma de exercícios de respiração profunda, yoga, relaxamento muscular, música, filmes, bate-papo ou leitura. O relaxamento ajuda a eliminar o excesso de adrenalina produzida e restabelece a homeostase interna no organismo.

> Veja também: as séries, filmes e livros que devem fazer parte do repertório de todo empreendedor

Exercício Físico

Quando nos exercitamos por 30 minutos ou mais, nosso corpo produz uma substância chamada “bela endorfina“, que produz uma sensação de tranquilidade e bem-estar.

Quando se está atravessando momentos difíceis, o exercício físico (seja ele ginástica, pular corda, caminhar, etc.), nos ajuda a atingir uma sensação de bem estar e calma.

Estabilidade Emocional

É importante manter uma atitude positiva da vida. Reservar momentos para refletir sobre suas prioridades, aquilo que se deseja alcançar, controlar a pressa e curtir o seu processo de desenvolvimento.

O stress ideal para o empreendedor

É possível aprender a manejar o stress, entrar e sair da fase de alertaO conceito de fase de alerta, inclusive é muito interessante. Ele significa um estado de alta produtividade. É aquela sensação de urgência.

Escolha e adote pelo menos de duas a três recomendações do texto. Com certeza ter práticas de saúde mental vão fazer de você um empreendedor(a) melhor!


TAGS: , , , , , ,