01 dez 6 séries imperdíveis para empreendedores (tem várias no Netflix!)

A gente sabe que quem está criando um novo negócio geralmente não tem hora de parar de trabalhar, mas é sempre bom dar uma relaxada. E por algum motivo que ainda não descobrimos, empreendedores geralmente gostam muito de séries. Resolvemos juntar as duas coisas: séries com lições de empreendedorismo!

Enquanto fazíamos a apuração da lista de 7 filmes que todo empreendedor deve ver, várias indicações de séries surgiram – então por que não criar também uma lista com essas recomendações?

Perguntamos para empreendedores do portfolio da ACE, bem como para a comunidade ZeroOnze Startups, algumas das melhores séries que podem ter insights para empreendedores. Veja abaixo!

Silicon Valley

A primeira recomendação teria que ser justamente da série que retrata (de maneira bem parodiada) o Vale do Silício. Além do guia besteirol de como criar uma startup, Silicon Valley também faz alusões (poderíamos dizer até “homenagens”) a personagens famosos do ecossistema. Dica do Danilo Picucci, do Google Campus São Paulo.

Breaking Bad

Pense comigo: Walter White consegue fazer um produto muito melhor do que o disponível no mercado. Ele se alia a um sócio com conhecimento naquele segmento, Jesse Pinkman. E juntos, vão buscar canais de distribuição e formas de escalar sua produção. Metanfetamina à parte, é um retrato de uma boa estratégia de negócio! E ainda ensina sobre briga de sócios. Dica do Rubem Vasconcellos, da Bike Registrada

White Gold:

Se em Breaking Bad você tem o melhor produto, em White Gold (também no Netflix) o cenário não é o mesmo. Eles vendem um pedaço de moldura de janela! A dica é do Daniel Godoy, do Apponte.Me e comunidade ZeroOnze, e ele conta que “nem sempre precisa do melhor produto, mas um bom vendedor sabe escolher melhor o cliente e mostrar a melhor parte”.

Billions

Essa tem um ótimo elenco, enredo muito interessante (e com foco em finanças, assim como dois dos filmes que indicamos) e está no Netflix, mas além disso você consegue tirar alguma lições boas de reações em situações difíceis, se distanciando da situação e resolvendo. Dica do Cesar Terrin, da N2B!

Mad Men

O retrato da era de ouro das agências de publicidade americanas mostra como os negócios foram evoluindo, tanto na forma de se vender quanto em relação a falta de espaço e mudanças de mercado (como quando descobriram que cigarro fazia mal). A dica é de Gabriel Ferreira, editor-chefe da ACE

Halt and Catch Fire

O boom do mercado de tecnologia na década de 1980 é o ambiente de Halt and Catch Fire, que conta a história da inovação em busca do computador pessoal contra os gigantes corporativos da época (leia-se a IBM) e conta com um bom cenário “equipe-boa-mas-caótica”. Dica do nosso CEO Pedro Waengertner!

Bônus: O Pedro também indicou Mr Selfridge, que é a história de um dos criadores das primeiras lojas de departamento. Mecanismos de compra por impulso, liquidações e tudo mais… tudo parte daí!

Felipe Collins Figueiredo
felipe@goace.vc

Felipe Collins Figueiredo é responsável pelo marketing da ACE, Melhor Aceleradora de Startups da América Latina e ecossistema completo de inovação para o empreendedor de alto impacto.



BrazilUSA