Quais são os profissionais que estão em falta no mercado?

Por Mariana Pedrone - 13 Feb 2020, 07:32
Quais são os profissionais que estão em falta no mercado?

Muitas empresas seguem com vagas abertas, daquelas difíceis de fechar e encontrar o candidato com as habilidades necessárias. Isso, especialmente, quando falamos de setores de inovação e tecnologia. Mas o que têm ocasionado isso? Porque se tornou tão complicado achar candidatos que preencham as qualificações pedidas? Quais são os profissionais que estão em falta no mercado?

Existe atualmente um descasamento entre o perfil profissional que chega ao mercado, formado por universidades e cursos técnicos, e o que o que as empresas necessitam.

Antigamente, as pessoas eram formadas para serem executoras, afinal, a nossa sociedade era basicamente industrial. A necessidade de produção em massa era um pré-requisito substancial. Tanto a produção como o conteúdo consumido também eram massificados, e até hoje, carregamos alguns resquícios. Quando analisamos o modelo das escolas que frequentamos, nos deparamos com conteúdos que são julgados relevantes, mas que nem sempre atendem às necessidades que encontramos aqui fora, e com isso, quase nunca exercitamos nosso raciocínio crítico. 

É importante que as pessoas desenvolvam essa habilidade, principalmente quando falamos em propósito. A relevância de desenvolvermos nossa capacidade de autoconhecimento é sempre maior e mais levada em conta pelos recrutadores. Assim, também, podemos identificar onde estão nossos  talentos próprios, tendo em vista alguns questionamentos simples, porém profundos: quais são os pontos que preciso melhorar? o que eu gosto ou não de fazer? onde eu me sentiria realizado trabalhando? Entre outras. 

Características dos profissionais que o mercado busca

Analisando este gap, muitas empresas têm se empenhado em criar soluções internas para desenvolver os profissionais nas competências carentes. Cada vez mais podemos ver iniciativas como Cursos e Universidades in house, para suprir esta demanda. 

Algumas das características mais procuradas em um candidato pelas empresas são:

  • Visão de Dono: a habilidade diz respeito a trabalhar em um lugar e não fazer somente aquilo que se é pedido;
  • Capacidade de Liderar: ser dono do seu próprio caminho, ser capaz de se organizar, administrar seu tempo, antes mesmo de ter alguma equipe;
  • Saber interpretar e tomar decisões baseadas em dados, ou seja, ser Data Driven. Aliás, um dos valores ACE;
  • Aprender a aprender, ou ter begginers mind todos os dias. Sempre se achando amador e buscando aprender mais sobre o que é envolvido no dia a dia. E também no desenvolvimento pessoal.

>> Quais as principais características do perfil empreendedor?

Nós da ACE, pensando em formar profissionais do futuro e capacitar os profissionais que estão em falta no mercado, criamos o Innovation Academy. Um curso gratuito onde temos como objetivo ensinar os participantes não só rotinas e metodologias ágeis, mas a disseminação da cultura de inovação.

> Saiba mais aqui

Para acompanhar mais sobre o nosso debate, é só ouvir o nosso episódio no podcast!

Por: Mariana Pedrone

Posts relacionados

Assine a Growthaholics

E receba as melhores dicas para a sua empresa crescer.