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5 grandes lições sobre transformação digital

O mundo está cada vez mais imergindo na era digital e em todos os processos tecnológicos que caminham com ela. Você se sente preparado para lidar com isso? 

Se para as pessoas esse não é um procedimento fácil, para as empresas, sendo elas grandes ou pequenas, este pode ser um desafio ainda maior. Entretanto, é imprescindível se alinhar para acompanhar as novas tecnologias.

Assim, pensando nesse desafio, selecionamos aqui 5 lições sobre transformação digital que podem te ajudar nesse caminho.

Elencados no livro “Transformação Digital”, do autor David L. Rogers, os ensinamentos sobre o mundo digital podem te conceder vantagem e te colocar na frente da corrida do sucesso.

Rogers é diretor dos programas executivos da Columbia Business School, atuando nas áreas de estratégia digital e marketing digital, além de prestar consultoria a renomadas empresas como a Google, a Toyota, a Visa, dentre outras.

Assim, com toda sua bagagem e conhecimento, David mostrará a importância de andar lado a lado com a inovação e traçará, de modo conjunto, um plano estratégico de mudança.

Pronto para gerar mais valor para o seu negócio? Então continue com a gente!

Veja também >> Como a Transformação Digital está moldando o futuro (e presente) dos negócios <<

Contato com clientes

É por meio dos clientes que uma empresa mantém a sua vitalidade. Por isso, a manutenção de um bom relacionamento com os mesmo é fundamental para a geração contínua de valor.

Dessa forma, em tempos de tecnologia, é necessário se conectar com seus clientes, recorrendo às redes sociais para estar mais próximo, descobrindo seus anseios e compreendendo seu comportamento.

Assim, é importante conseguir acessar os clientes, criando engajamento através de conteúdos digitais de forma interativa, dando a eles poder de customização, para ganhar sua confiança e conectividade de modo colaborativo.

Para facilitar esse processo, o autor apresenta a ferramenta “Gerador de Estratégias de Redes de Clientes”, que conta com cinco passos para desenvolver o engajamento e a criação de valor para os clientes, sendo eles:

  1. Definição de objetivos de ataque;
  2. Enfoque no cliente;
  3. Planejamento de estratégias de engajamento;
  4. Geração de conceito;
  5. Definição de impacto.

Competição por meio das plataformas

Repensando a estrutura do negócio, a criação de plataformas surge como uma solução, sendo elas uma forma de geração de valor que facilita as interações diretas dos consumidores com as organizações.

Elas representam um novo modelo de negócios, o qual faz uso das dimensões da tecnologia para conectar as empresas com seus compradores de um modo inovador em que as relações de poder não são tão fixas e imutáveis.

É possível, por meio da transformação para um negócio multilateral, diminuir a necessidade de ativos, ter escalagem rápida e eficiência econômica, e ainda, oferecer o serviço mais atualizado ao cliente.

Uso dos dados a seu favor 

A análise de dados sempre foi importante para qualquer negócio. mas na era digital ela se tornou um divisor de águas, separando aqueles que mantêm os processos como sempre foram, dos que buscam encontrar valor e inovação em todos os meios.

Assim, as informações que podem ser extraídas das análises bem feitas podem ser convertidas em ativos, quando corretamente interpretadas.

Em especial, é possível falar da big data, que tem se tornado fundamental para muitas companhias que retiram todo potencial possível da captura de dados das redes sociais.

Essa técnica, alinhada aos processos de engajamento, pode impulsionar a conectividade das companhias com seus clientes e criar um ambiente de confiança.

Inovação rápida

Na era da informação, nada mais necessário do que contar com a inovação, a qual pode se apresentar como uma melhoria, ou como a criação de algo totalmente novo, mas em todo caso, necessita de testes e experimentações.

Assim, a inovação passou a ser um processo repetitivo de aprendizagem baseado em experimentação rápida. Isso se mostra inerente à era digital e está se tornando cada vez mais barato. 

Importante salientar que a inovação em si não se resume apenas em tecnologia ou criatividade. Pois, como relatado acima, ela pode se apresentar de diversas formas, mas ela é sim, a chave de entrada para a transformação digital.

Alguns pontos a serem considerados para a inovação são:

  • Aja no presente, pensando no que virá no futuro;
  • Aposte na padronização para simplificação desse processo;
  • Esteja aberto a todo tipo de ideia.

Agregue valor ao negócio para o cliente

Cada dia mais as pessoas não buscam apenas o produto que resolva seus problemas, mas sim toda a experiência que esse consumo pode proporcionar. Por isso, é necessário se adaptar às novas oportunidades que procuram oferecer valor aos clientes. 

Nesse sentido, isso deve ser feito não apenas por representar vantagens, mas para não se deixar ser atropelado pela concorrência.

Desse modo, se você realizar o que foi proposto pelo seu produto e conseguir superar aquilo que o cliente esperava receber, atingindo sua percepção, a alocação de valor terá ocorrido.

Ainda, o livro propõe quatro dicas de valor para fugir da retração, sendo elas:

  1. Encontre novos clientes para suas ofertas atuais;
  2. Ofereça novas propostas de valor a clientes antigos;
  3. Apresente novos valores a novos clientes;
  4. Invista em negócios disruptivos.

Transforme seu mindset para revolucionar a sua empresa!

As lições sobre transformação digital aqui apresentadas são de grande valor para que você obtenha ótimos resultados na mudança dos processos do seu negócio.

Entretanto, é muito importante estar aberto a realizar essas mudanças em você, já que uma empresa inovadora só é mantida assim quando gerida por um mindset inovador.

Portanto, mantenha-se atualizado sobre as novas tendências de mercado, com foco no cliente e alinhado à tecnologia.

Com essas dicas em mãos, o único caminho possível para a sua jornada é o do sucesso!

*Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Veja também >> Como capacitar e conduzir os colaboradores durante o processo de Transformação Digital? <<

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26 de julho de 2024 – São Paulo