Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Como validar uma ideia usando MVP?

MVP não é um conceito novo. Apesar disso, poucos realmente saber como usá-lo para tirarem suas ideias do papel. Por isso, no episódio de hoje, Pedro Waengertner conversa com Kim Silvestre, líder de Transformação Digital na ACE, e Mateus Quelhas, Head de Build and Launch na ACE, sobre como usar o MVP para inovar. Vamos mergulhar no conceito e em seu verdadeiro significado, além de dicas práticas para aplicá-lo na sua estratégia de inovação. Ouça agora!

O que é MVP?

A sigla MVP significa Minimum Viable Product. Segundo Eric Ries no livro The Lean Startup, “MVP é aquela versão do produto que permite uma volta completa do ciclo construir-medir-aprender, com o mínimo de esforço e o menor tempo de desenvolvimento”.

Enfim, o MVP é um protótipo da sua solução. Por meio dele, será possível reconhecer os acertos e falhas da sua ideia. No entanto, é preciso lembrar que ele é a entrega de um projeto, não um início. Antes de obter propriamente seu MVP, é preciso elaborar sua proposta de valor, um modelo de negócio inicial, analisar o público-alvo e validar a sua ideia.

Como usar para inovar?

Ao contrário do que muita gente pensa, esse método não é aplicável apenas em produtos. Podemos aplicar em processos, e não somente em produtos criados do zero. Por exemplo, na ACE Cortex, utilizamos o MVP para trazer eficiência operacional para os nossos clientes.

Outro fator importante é que resultados não-esperados não necessariamente são resultados ruins. Além da construção correta desse processo de inovação, é essencial desenhar quais são os resultados esperados. Assim, mesmo quando eles não são atingidos, é possível tirar resultados disso. Como Thomas Edison já disse, “Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam.”

Como formar times ágeis?

Enfim, precisamos lembrar que no processo de construção do seu produto mínimo viável, o ego deve ser deixado de lado. O MVP existe para você entender seus erros e como melhorá-los. Apesar de estar no fim de um processo, o método é a chance de enxergar quais as consequências do produto ou processo. É a chance de melhorar esses erros. Parafraseando outra frase, mas dessa vez de Uri Levine, co-fundador do Waze, “apaixone-se pelo problema, e não pela solução.”

consultoria de inovação

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo