“Existe uma camada de marketing permeando tudo que você faz”.

Foi desta maneira que Felipe Collins Figueiredo, head de Marketing da ACE, definiu a importância da área para os negócios, na palestra de abertura da Sales & Marketing Week da Melhor Aceleradora de Startups da América Latina.

> Inscreva sua startup: Entre para a Melhor Aceleradora da América Latina
> Leia mais: Google Developers e ACE se unem para oferecer mentoria a startups

Em sua apresentação, Felipe fez um apanhado sobre estratégia, plano, branding, canais, e outros temas, além de abordar Agile Marketing e Growth Hacking.

O fator X do Marketing: está tudo amarrado

Quando se fala em marketing, existem vários fatores com os quais sua empresa deve se preocupar, como mercado, posicionamento, persona, marca, tom de voz e muitos outros.

E o segredo para que seu planejamento seja certeiro é entender que todos estes segmentos precisam estar alinhados. Tudo amarrado para que você alcance as metas estabelecidas.

“Dá muito trabalho ter uma estratégia documentada, mas é ela que vai permitir analisar os resultados e tomar decisões estratégicas”, argumentou Felipe.

No caso do branding, por exemplo, é extremamente importante que a marca desenvolvida reflita os valores do negócio. Da mesma maneira, toda a operação da empresa deve entregar ao cliente o que é prometido.

“Sua marca reflete como você se comporta, como é seu posicionamento perante o cliente”, disse. “Você não vê a Ferrari fazendo uma promoção ‘Saldão! Compre seu carro com desconto amanhã!’, mas vê a Fiat”.

Felipe Figueiredo, head de Marketing da ACE, fez a palestra de abertura para as startups na Sales & Marketing Week

Agilidade e testes são fundamentais

Uma das vantagens de uma startup é resolver o problema do cliente de maneira mais rápida que as opções atuais do mercado. E, normalmente, com um orçamento bem limitado.

É por isso que o marketing de empresas nesta fase precisa ser ágil e rigoroso nos testes, sem desperdício de tempo, esforço e dinheiro.

Os fundamentos do Agile Marketing são:

  • Faça vários pequenos experimentos (e documente tudo!);
  • Testes e dados são o que orientam as próximas ações;
  • Trabalhe com tribos e nichos, de acordo com a persona de seu negócio;
  • Busque sempre engajamento e transparência no relacionamento com o cliente.

O direcionamento da atuação da empresa por meio de dados e testes também é uma das bases do Growth Hacking.

Veja também: ACE se associa à Draper, um dos maiores fundos de investimento

Segundo explicou Felipe, esta metodologia se dá por meio da priorização dos “gatilhos” encontrados durante os experimentos. “Não existe ‘bala de prata’, mas uma sequência de ações que se provaram eficazes e que, em conjunto, levam ao crescimento”.

Referral: sucesso gerando sucesso

Para o head de Marketing da ACE, a empresa precisa avaliar se os canais que irá utilizar em sua comunicação, como redes sociais, blog ou anúncios, estão de acordo com sua estratégia de marketing.

No entanto, existe uma modalidade que não deve ser priorizada e estimulada: o referral marketing, a divulgação boca a boca.

“Não existe nenhum canal melhor. É a ferramenta mais forte que você tem: é seu cliente te vendendo para outros iguais a ele”.

ACE Sales & Marketing Week

Felipe Figueiredo, head de Marketing da ACE, fez a palestra de abertura para as startups na Sales & Marketing Week

Durante o evento, que acontece no Campus da ACE em São Paulo, as startups dos estágios de Start e Growth terão a oportunidade de aprender sobre diversos temas de Marketing e Vendas com grandes nomes do mercado.

Além do time da ACE, estão programadas palestras e workshops com mentores de empresas como Google, Resultados Digitais, AB SEED, DP6, Convertion Chef, Make Better Treinamentos e Connect.

– por Rodrigo Simões, especial para a ACE


TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , ,