Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

5 tendências de inovação para 2021

Para uma empresa sobreviver, ela precisa sair da zona de conforto. 2020 nos mostrou ainda mais essa necessidade de reinventar-se e ir além dos limites. Por isso, resolvemos unir toda a expertise ACE para falar sobre o que mais sabemos: inovação! No episódio de hoje de Growthaholics, Pedro Waengertner conversa com Mateus Quelhas, Head of Innovation and New Ventures na ACE, e Gabriel Ferreira, Head de Conteúdo para Educação na ACE/Exame, sobre as grandes tendências de inovação para 2021. Ouça agora!

Mundo VUCA

O mundo VUCA já é um termo conhecido no mundo dos negócios. Criado na década de 90, pós Guerra Fria, foi utilizado para abordar questões de geopolítica, mas em 2008, devido à crise, passou aplicado também no mundo corporativo.

Basicamente, VUCA é um acrônimo em inglês para as palavras: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Volatilidade devido à rapidez dos acontecimentos e mudanças. Incerteza pela dificuldade em antecipar eventos e seus resultados. Complexidade pelo mundo moderno ter cada vez mais camadas que dificultam uma análise simples. E Ambiguidade, já que a padronização torna-se cada vez mais impossível em um mundo no qual entre o preto e o branco, existem diversos tons de cinza.

Visto que em 2020, vivemos um período sem precedentes na história recente, esse termo reflete bem a instabilidade do cenário dos negócios e oferece palco para o tema central desse episódio: a necessidade da inovação ágil.

5 tendências de inovação para 2021

Para dar sequência às diversas transformações causadas e iniciadas pela pandemia, elegemos, de acordo com pesquisas, 5 tendências de inovação para 2021.

Primeira tendência – Empresas mais leves e ágeis

As dificuldades enfrentadas em 2020 levaram as empresas a repensarem seus custos, processos, entre outros. Isso dá início a uma tendência mundial: a adoção do ágil. Não somente em processos, produtos, mas em todo o design organizacional da empresa, o que abre espaço para outras mudanças baseadas nessa agilidade.

Ouça também >> Como tornar a sua empresa ágil? <<

Por exemplo, as empresas rapidamente tiveram que adotar o home office. O que antes enfrentava resistência no mercado virou obrigação. Atualmente, já se tem a noção de que espaços físicos viram espaços de convivência e o home office passa a ser “anywhere office“. Tais mudanças foram realizadas de forma ágil e a sua continuação dependem do mesmo fator, principalmente para a adaptação e sustentabilidade desses novos modelos de trabalho.

Segunda tendência – Jornada completa do consumidor

Oferecer uma jornada completa do consumidor é um fator de sucesso, principalmente após a digitalização massiva de canais de venda. Soluções mais completas ou que integram os diferentes serviços propiciam uma melhor experiência e consequentemente, chances maiores de venda.

Veja mais >> Como melhorar a Jornada Digital do seu cliente? <<

Essa tendência causa o fenômeno do rebundling. Ao contrário do que acontece no mundo das startups que oferecem soluções específicas, grandes empresas buscam entregar aos seus consumidores todas as possibilidades de solução no seu setor, por exemplo a Microsoft, que integra todos os seus produtos de forma fácil e acessível. Entretanto, é preciso destacar as maneiras de realizar esse fato, sendo tanto de forma interna ou com aquisições de terceiros.

Terceira tendência – Everything as a service

A tendência dos Saas que ocorre nos últimos anos é extrapolada pelo crescimento da “servicização”. Everything as a service é um sinal claro da atenção das empresas voltadas para as gerações mais recentes, que preferem utilizar a ter propriamente um bem (exemplo, Uber x carro próprio).

Essa tendência não é exclusiva do mercado B2C, atendendo cada vez mais os players do B2B.

Ouça também >> Everything as a service: como isso impacta nossas vidas? <<

Quarta tendência – Corporate Venturing

Como já falamos aqui no blog, cada vez mais as empresas trabalham com M&A para o desenvolvimento de soluções. É importante frisar que isso não ocorre apenas para o crescimento da compradora, mas principalmente pelas barreiras internas no desenvolvimento de soluções e também a avaliação de esforço do projeto.

Ouça agora >> Fusões e aquisições: por que esse mercado está tão aquecido? <<

Com a aquisição de startups, além das soluções, agrega-se também a cultura, algo valorizado por grandes empresas tradicionais que buscam a transformação.

Locaweb compra Melhor Envio e concretiza o 19º exit da ACE

Quinta tendência – Ambidestria organizacional

Por fim, temos o crescimento da ambidestria organizacional. Mas o que é isso? Quando uma empresa não consegue inovar utilizando seu core business, ela parte para a criação de uma organização separada para operar essa transformação e gerar receita relevante nos próximos anos por meio de novos negócios.

Leia agora >> Quais os tipos de inovação e seus horizontes? <<

Esse tipo de ação requer uma maior maturidade e uma cultura de inovação, já que a ambidestria é voltada para o terceiro horizonte. Além disso, muitas corporações veem essa solução com dificuldades,  mas aqui na ACE, temos uma consultoria de inovação preparada para empresas que decidem seguir por esse caminho. da inovação corporativa.

Consultoria: por que o modelo tradicional está em xeque?

Em 2020, as empresas perceberam a necessidade de trazer resultados dentro do mesmo mercado, mas atuando em negócios diferentes, possibilitando assim, maiores receitas e maiores chances de sobrevivência perante o inesperado.

O que iremos viver

Além das grandes tendências, podemos enumerar outras que se iniciaram em 2020 e ganharão cada vez mais destaque no quesito tecnologia e inovação, como a evolução do digital. A preferência pelo vídeo nas redes sociais torna-se cada vez maior, e ano passado nos mostrou a necessidade de novos formatos que aproximem ainda mais o virtual do real.

Outra tendência é no setor educacional. Cada vez mais o foco sai das clássicas graduações e MBAs para certificações e nanodegrees. E por fim, podemos afirmar que estamos na era da diversidade. Mais da metade dos conselhos de administração norte-americanos possuem pelo menos uma mulher em sua composição. Pesquisas também já mostraram que diversidade nas empresas aumentam a inovação e apresentam vantagem competitiva.

E essa foi a lista ACE das 5 grandes tendências de inovação para 2021. Na sua opinião, faltou alguma? Conta para nós!

consultoria de inovação

 

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Encontre quem transforma o hoje e lidera o amanhã

26 de julho de 2024 – São Paulo