Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Everything as a service: como isso impacta nossas vidas?

Já imaginou viver em uma casa diferente por mês? Ou melhor, mudar de carro toda semana? Esse é o Everything as a Service, um modelo de negócio que promete revolucionar o mercado! Neste episódio de Growthaholics, Pedro Waengertner conversa com Alexandre Frankel, fundador da Vitacom e CEO da Housi, e Arthur Garutti, sócio na ACE. Debate com muitos dados e visões acerca da realidade e potencial desse mercado que vem ganhando destaque em todo mundo. Vale a pena escutar!

Ouça também >> Como criar negócios de maneira inovadora?

O que é Everything as a Service?

Basicamente, Everything as a Service é um termo da computação em nuvem para se referir à oferta de produtos, tecnologias e ferramentas como serviços. Esse modelo pode ser subdividido em três: Software como Serviço (SaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS).

Ouça também: Como é o processo de inovação da Amazon?

Entretanto, para quem ainda tem dificuldade em entender essa tendência, existe uma analogia muito interessante criada por Albert Barron (da IBM na época) que você pode encontrar a versão original clicando aqui. Imagine que uma pizza como o ponto central de tudo isso, aquilo que você pode fazer, comprar pronta para comer em casa ou até ir a um restaurante. De forma resumida, funciona assim:

  • Modelo tradicional ou Traditional On-Premises: nesta situação você é responsável por tudo, desde a compra da mesa de jantar, ingredientes, bebidas até a preparação da pizza por completo. É a pizza feita em casa;
  • Infraestrutura como Serviço (IaaS): aqui você é responsável apenas pela estrutura. Você compra uma pizza pronta e apenas leva para casa para assar e em seguida servir;
  • Plataforma como Serviço (PaaS): neste modelo, você compra a pizza através de um aplicativo por exemplo e recebe pronta em casa, ficando responsável apenas por serví-la;
  • Software como Serviço (SaaS): e por fim, aqui você não é responsável por nada, apenas por comê-la. Como se fosse uma ida a um restaurante.

pizza as a service

Os impactos desse modelo de negócio

A sociedade em sua maioria ainda não aderiu a esse tipo de serviço, o que cria oportunidade únicas para aqueles que buscam crescer nesse meio. É válido lembrar que sempre é possível criar diversas camadas de serviço, não é necessário que seja oferecida uma única opção aos consumidores (all-in).

O Everything as a Service é um modelo de negócio é causado pela mudança de hábitos de consumo, além do desenvolvimento de tecnologias que permitem esse trabalho. O mercado já entende como uma tendência, como é possível ver na abertura de IPO do Airbnb.

Leia também >> Quais os tipos de inovação e seus horizontes?

Vivemos um momento de compreensão sobre as mudanças e impactos gerados, tanto financeiros como sociais. Com o aumento de serviços completos entregues ao consumidor, espera-se que a sociedade em geral otimize seu tempo, tendo assim aberturas para outras atividades. Além disso, o Everything as a Service democratiza o acesso de muitos a produtos e lugares que antes apenas a parte mais rica da sociedade seria capaz.

Quer saber mais? Ouça o episódio 63 de Growthaholics!

 

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Encontre quem transforma o hoje e lidera o amanhã

26 de julho de 2024 – São Paulo