De U$ 30 mil a U$ 1 bilhão - O passo a passo da startup brasileira que saiu do estágio de ideação para o de crescimento acelerado

Por LG Lima - 28 Mar 2018, 12:16
De U$ 30 mil a U$ 1 bilhão - O passo a passo da startup brasileira que saiu do estágio de ideação para o de crescimento acelerado

Estive recentemente num bate papo sobre os aprendizados do processo de se criar um unicórnio. Algumas coisas chamaram bastante minha atenção pela simplicidade, outras coisas, por outro lado, pela tranquilidade e coerência na tomada de decisões baseadas num elemento fundamental: bom senso.

>> Veja também: O que a ACE viu ao longo do SaaStr?

Além disso, assim como aconteceu durante o SaaStr 2018, fiquei muito feliz em confirmar em mais essa oportunidade, que o que fazemos, promovemos e desenvolvemos no programa de aceleração da ACE é, exatamente, o que os empreendedores de sucesso acreditam ser o que faz toda diferença nos resultados.

Os aprendizados de quem atingiu o alto nível

Compartilho abaixo os principais insights e aprendizados dessa jornada empreendedora, que partiu da observação da oportunidade e seguiu pela ideação, passando pelas dores e delícias do crescimento que resultou na venda da empresa:

  • Foco é absolutamente fundamental. É preciso resistir à tentação de abrir o leque muito cedo. Às vezes pode parecer simples quando na verdade pequenas extensões são negócios totalmente diferentes.
  • Neste sentido cabe uma comparação com o jogo WAR. A pior estratégia do War é colocar um exército em cada país, onde a consequência é que acabará sendo atacado por todo mundo. 
  • Gente é importante, mas como praticar no dia a dia? Esse é um dos principais desafios e compromissos de todos os founders, principalmente o CEO.
  • O seu time hoje é melhor que os concorrentes? Se não é, precisa ser. Montar uma equipe talentosa e competitiva deve ser meta diária. A principal função dos empreendedores é montar uma equipe sensacional.

>> Leia também: Como montar um time de vendas matador

  • Trazer gente mais jovem com muito talento, olhar menos para experiência e mais para o potencial, brilho nos olhos, capacidade de realização, etc.

  • Prática de fazer 5 entrevistas para seleção de alguma posição um pouco mais relevante. 
  • Por exemplo, o coordenador precisa entrevistar 30 pessoas para escolher 1 estagiário. Dá trabalho escolher bem.
  • Os candidatos sempre vieram por meio de indicações, sites de recrutamento, mas como estratégia era o patrocínio e participação de eventos universitários.
  • Às vezes é melhor decidir rápido do que decidir certo. Velocidade é fundamental, criar cadência de sempre correr atrás, ter velocidade maior que os concorrentes. Se errar corrige e segue em frente, o importante é a velocidade de execução. Tem que ter pressa, tem que correr, não tem jeito. 
  • Errar faz parte do processo, então o importante é aprender rápido. Velocidade não vale só para execução, mas também de aprendizado. 
  • Rodar o ciclo de feedback é muito importante, baseado nele é que melhorarmos o produto, atendimento, etc (é o princípio do Lean Startup).

>> Baixe agora o ebook sobre como aplicar o Lean Startup no dia a dia do seu negócio

  • Olhar OKR trimestralmente. Na China, por exemplo, é feito mensal, algumas coisas que por aqui são mensais lá eles fazem semanal. 
  • A empresa começou em 2012 com U$ 10 mil de cada um dos 3 sócios. Terminaram o primeiro ano com mais ou menos 10 funcionários. 
  • investidor startup18 meses depois do investimento semente, levantaram rodada série A de U$ 15MM, depois veio a rodada série B de U$ 25MM, lideradas por fundos como Tiger Global, Monashees e Qualcomm Ventures. Em 2017 recebeu U$ 100MM do fundo SoftBank, e finalmente, adquirida em janeiro de 2018 pela chinesa Didi Chuxing na operação avaliada em mais de U$ 1 Bilhão.
  • O empreendedor tem que entender as rodadas de investimentos como parte do jogo. Deve se preparar muito bem para a trilha de funding, é um processo contínuo de sempre conversar com potenciais fundos e investidores. O CEO tem que encaixar essa agenda no seu dia a dia para tocar em paralelo, para quando precisar levantar dinheiro já ter mapeado as possibilidades.
  • É muito importante trazer investidores muito bem alinhados com o negócio, com os planos de futuro, etc, senão pode muito mais atrapalhar do que ajudar. 
  • Sobre valuation é simples, ele é o resultado da conta: quanto dinheiro eu preciso? O valuation acaba sendo uma conta de chegada, nunca fale quanto você acha que vale, comece deixando o outro lado avaliar e te posicionar.
  • O breakeven para uma startup de alto crescimento vem ao custo de parar o crescimento acelerado. 
  • Faturamento é fundamental, mas não é a única métrica de avaliação do negócio.
  • Os indicadores de construção no início não são financeiros, mas os que estão diretamente relacionados com a saúde e estrutura do negócio: quantos usuários temos cadastrados na base? Dos usuários cadastrados, quantos são ativos? Etc. O importante é ter um caminho para gerar receita e monitorar os indicadores de tração e crescimento do negócio. 
  • Em geral o modelo de bootstrap é interessante para não depender de ninguém de fora, mas acaba limitando no caso de startup de tecnologia que precisa de desenvolvimento, principalmente após validação do negócio e início da tração (MVP Bootstrap > Anjo > Seed > Série A > Série B > etc)
  • É importante ter diversidade na empresa. Ajuda a tomar melhores decisões. Mas na cultura e nos valores tem que ser uma coisa só.
  • Incorporar a cultura na avaliação de desempenho, realizada a cada 6 meses, foi fundamental para manutenção e consolidação do nosso jeito de fazer as coisas acontecerem. 

De quem estamos falando?

E aí, já descobriu qual é a startup? Se disse 99, acertou. O relato foi feito pelo Paulo Veras.

A 99 começou com U$ 10 mil de cada um dos 3 sócios: Paulo Veras, Renato Freitas e Ariel Lambrecht.

O Paulo foi responsável pelo negócio, Renato por tecnologia e o Ariel pela jornada do usuário, facilidade de uso do app, entre outras coisas, olhando sempre para a cabeça do motorista e as necessidades dos usuários.

A trajetória da empresa é um claro sinal de quanto a aplicação de valores fundamentais de gestão para startups, como foco, empenho na validação e cuidado com o time podem fazer toda a diferença no sucesso de uma empresa. Ninguém vira unicórnio à toa!

Por: LG Lima

Posts relacionados

Assine a Growthaholics

E receba as melhores dicas para a sua empresa crescer.