ted para empreendedores

06 nov 10 palestras TED para quem quer liderar e inovar

As palestras TED são uma das formas mais rápidas e práticas de obter conhecimento. Os palestrantes são especialistas ou gente que tem uma boa vivência na área sobre a qual vai falar. Além disso, a forma como as apresentações são construídas ajudam a tornar tudo mais interessante. Nas últimas semanas pedi indicações para diversos amigos e empreendedores sobre quais eram as palestras que eles tinham assistido e mais tinham ajudado em suas trajetórias como líderes e inovadores.

> Veja mais: 6 livros que todo empreendedor deve ler

As melhores palestras TED para quem quer empreender

Assisti todas as indicações e fiz uma seleção de 9 palestras que considero fundamentais para todo mundo que se aventura na construção de uma startup. Vamos a elas?

1. Uma aula de pitch

O ator Will Stephen preparou uma das palestras mais divertidas que já vi até hoje. Nela, ele explica, na prática, como parecer inteligente em uma palestra TED mesmo que você não tenha nada a dizer. Esse certamente não é o caso da sua startup, mas é possível tirar uma série de lições de pitch desta apresentação.

Aliás, um bom complemento a essa palestra é o livro TED Talks: The Official TED Guide to Public Speaking. Na obra, Chris Anderson, um dos criadores do TED, explica os principais conceitos que são trabalhados com os palestrantes TED antes de uma apresentação.

2. O poder da perseverança

Se tem uma palavra mágica para quem empreende é perseverança. A ex-consultora Angela Lee Duckworth largou um emprego promissor para dar aula em uma escola pública. Nessa palestra ela conta o que aprendeu com seus alunos sobre a importância da motivação para atingir o sucesso.

3. Sem complexo de Deus

O escritor Tim Harford passou a vida estudando sistemas complexos. Nessa palestra ele explica o que os mais bem sucedido tem em comum entre si: a abertura para a tentativa e erro.

4.Você confia nas suas decisões?

Até que ponto podemos ter certeza de que estamos tomando as melhores decisões? O economista comportamental Dan Ariely parte de ilusões de ótica para provar que não somos assim tão confiáveis ao escolher algo.

5.Não fuja do conflito

Discordar de alguém não é tarefa fácil. Mas, segundo a executiva e escritora Margaret Heffernan, é extremamente saudável. Para ela, bons times sempre contemplam pessoas que não concordam – e permite que elas entrem em conflito.

6.Experts: modo de uso

Confiar em especialistas é uma forma confortável de tomar decisões. Afinal, eles entendem do assunto mais do que a gente. Mas para a economista Noreena Hertz, terceirizar sempre nossas decisões é perigoso e devemos nos abrir a opiniões de muito mais gente.

7.O lado bom da introversão

Vivemos em uma sociedade em que as pessoas mais sociáveis são supervalorizadas. A autora de Quiet Revolution, Susan Cain, explica nesta palestra porque temos que dar espaço também para quem não se sente tão confortável em interagir socialmente.

8.O dono da missão

Jock Willink serviu em várias batalhas pelo exército americano, onde aprendeu uma lição: o líder de qualquer missão é o responsável por qualquer falha. É o conceito de Extreme Ownership, em que o líder da missão deve assumir a responsabilidade por tudo o que acontece em sua execução.

9.Viralidade

O que faz com que algumas ideias se espalhem por ai e outras não? Esse é um dos temas de pesquisa de Seth Godin, um dos gurus do marketing. Nessa palestra, Seth explica os principais elementos para que uma ideia viralize.

10. Por quê?

Um dos maiores clássicos quando o assunto são palestras TED é a apresentação de Simon Sinek sobre como grandes líderes inspiram ação. É nessa palestra que ela fala da teoria do Golden Circle, um método fundamental para quem quer inovar de verdade.

Quer saber mais, além das palestras TED?

Então acesse agora a área de Educação Empreendedora da ACE e baixe nossos materiais. É tudo grátis!
Tenha acesso a uma porção de conteúdos gratuitos da ACE

Gabriel Ferreira
gabriel@goace.vc

É o gestor de conteúdo da ACE. Antes, foi jornalista em veículos de comunicação como Exame PME, Você S/A e Brasil Econômico. Também trabalhou com grandes marcas como Allianz Parque, Bayer e DuPont.



BrazilUSA