Mídia paga: Como utilizar os diferentes canais para anúncios do Google

23 maio Mídia paga: Como utilizar os diferentes canais para anúncios do Google

Saber utilizar as redes de pesquisa é fundamental para o sucesso de sua estratégia de Marketing Digital.

Afinal, é na pesquisa que um potencial cliente mostra o que está procurando.

E seu planejamento invariavelmente terá de incluir a utilização de mídia paga para impulsionar a atração de novos visitantes.

Isso, no entanto, não significa investir muito dinheiro.

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“Se você estiver gastando muito, ou está falando com a pessoa errada ou sua qualidade de anúncio está baixa”, analisou Henry Couto, Analytical Lead do Google.

Ele foi um dos palestrantes da ACE Sales & Marketing Week e falou para startups dos estágios de Start e Growth da Melhor Aceleradora de Startups da América Latina.

Durante a apresentação, Henry falou sobre os diferentes canais para anúncios no Google: Adwords, Rede de Display (GDN) e Youtube Ads.

Adwords

Mídia paga: Como utilizar os diferentes canais para anúncios do Google

Ele explicou que a ordem de exibição nos resultados do Google não reflete apenas o valor do lance investido pela empresa, mas um conjunto de fatores calculados pelo AD Rank:

Índice de qualidade

Envolve a taxa de cliques (CTR) esperada, a relevância do anúncio (se ele aponta para um conteúdo com o mesmo tema, por exemplo) e a adequação da página de destino.

Lance

O valor que o anunciante paga por cada clique.

Extensões

São complementos ao anúncio, que melhoram a qualidade do anúncio, agregando valor e aumentando o tamanho e a visibilidade, como:

  • Sitelinks: Links que ajudam a pessoa a encontrar o que procura mais rápido;
  • Call extensions: Permitem que a pessoa ligue para você com um clique;
  • Geo extensions: Mostram seu(s) endereço(s) e permitem abrir no mapa;
  • Review extensions: Mostram comentários positivos de terceiros provenientes de fontes confiáveis.

 

“Em todas as campanhas, coloquem extensões. Vocês vão pagar menos nos anúncios e é de graça”, explicou Henry.

Entre as outras dicas que deu às startups, mostrou como o Google permite que você encontre audiências similares à sua atual base de leads.

E apontou a importância de regras específicas para o público de remarketing, aquele que já visitou seu site, com lances maiores por se tratar de um público mais certeiro.

Rede de Display

A Google Display Network (GDN) permite colocar anúncios de vários formatos em sites e blogs.

“É uma rede que alcança 90% da internet, mas que se você fizer errado, vai gastar muito dinheiro”, ressaltou Henry, sobre a importância da segmentação do público.

Segundo o Analytical Lead, a exibição na GDN pode ser usada muito mais para prospectar, mas também pode ser refinada de acordo com a jornada de compra.

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Ela é muito importante em uma estratégia de aquisição multicanais, mostrando a sua marca ou produto para os potenciais clientes e impulsionando os resultados das pesquisas.

YouTube Ads

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Henry também falou sobre os anúncios disponíveis no YouTube, que já é o segundo maior buscador do mundo.

E relacionou os formatos com as etapas do funil de vendas:

Conhecimento

Bumper Ads (vídeos curtos, que não podem ser pulados) e Masthead (anúncio de topo na página principal)

Geram alcance rapidamente, pois os usuários são obrigados a ver.

Consideração

TrueView (anúncios de vídeo que podem ser pulados) e In-display Ads (promove seu vídeo na página inicial, resultados de pesquisa, descoberta e relacionados)

Mostram a consideração quando o público escolhe assistir.

Compra

App Promotion (opção de instalar aplicativo) e End Screens (tela com informações sobre seu produto e call to action, exibida ao final do vídeo)

Opções que encorajam uma ação do usuário.

– por Rodrigo Simões, especial para a ACE

Equipe ACE
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