Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Especial Série: O Novo Normal – O Papel do Conselho nas Empresas

Este mês estamos falando sobre o Novo Normal aqui na ACE. Foi uma forma que encontramos em estimular o pensamento e a troca de experiências entre líderes e empresas durante este cenário de crise. Além disso, acreditamos que quanto mais nos informarmos, mais teremos inspiração e disposição para seguir em frente. 

Mas afinal, o que nos espera pela frente? Empresas grandes e pequenas, foram pegas de surpresa e temos visto alguns movimentos no mercado.

A primeira reação

Tanto as empresas, quanto os conselhos administrativos, foram pegos de surpresa. Pudemos perceber que muitos tiveram uma reação rápida, e até abrupta, em termos de proteção do capital humano, preservação de caixa, e redução de crise. Muitas dessas ações e medidas não eram existentes nas empresas. Foram elaboradas de última hora.

O que por um lado nos traz uma reflexão interessante. Afinal, muitas empresas puderam se adaptar assim tão rapidamente. Por outro lado, mesmo as empresas maiores com os conselhos, tiveram algumas dificuldades nessa transição.

A busca pela inovação

Ações de Go to Market também impactadas. Em instantes, pudemos ver as empresas buscando novos canais, novas formas de distribuir, vender. Nesse ponto, a nossa “sorte” é que atualmente contamos com um arsenal tecnológico bem grande. Um exemplo prático: empresas de varejo usando aplicativos como WhatsApp para realizar as vendas.

Contudo, toda essa mudança não foi estruturada como gostaríamos. E se fosse, talvez demoraria ainda mais tempo para ser implementada. Ao final do dia, estamos buscando uma gestão que nunca tivemos. Os conselhos, cada vez mais, têm se desdobrado para projetar uma visão de futuro, contemplando decisões estratégicas. Essas, que buscam cada vez mais trazer inovações, incrementais ou não, para o seu negócio. 

Uma visão de quem entende

No episódio de hoje, nosso CEO Pedro Waengertner recebe Claudia Elisa. Conselheira em diversas empresas, dentre elas o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Também já esteve no conselho da TOTVS, da Arezzo&Co, foi CEO da FNAC e Vice Presidente do Grupo NC.

Claudia conta um pouco sobre sua visão e experiência, além de compartilhar também a importância e papel dos conselhos auxiliando as empresas durante a crise.

“Todos esses temas referentes a estratégias e performance, nos fazem refletir, na verdade, sobre o indivíduo.
A cultura que nos trouxe hoje até aqui, não será a mesma que nos levará ao futuro.

Escute agora, e participe também do debate!

Veja os outros tópicos da série O Novo Normal:

Especial Série: O Novo Normal – Como encarar a crise?

O perfil do CEO no Novo Normal – e tudo que ele precisa saber

 

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo