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Como a ACE reduziu 80% no tempo de frete da Caloi

As magrelas estão ganhando o mundo da mobilidade. Entre 2015 e 2017, houve um aumento de 15,9% no número de bicicletas fabricadas, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Somente em dezembro de 2019, foram produzidas 21.857 unidades, volume equivalente ao do mesmo período de 2017 (21.879 unidades). Impulsionado pela maior oferta de produtos, preços mais competitivos e expansão da mobilidade urbana, o segmento vem cada vez mais ganhando espaço no Brasil, principalmente na capital paulista, considerada a cidade com mais ciclovias na América Latina. Tido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta, as bicicletas como principais meio de transporte cresceu 24% desde 2007 no país, de acordo com dados do Metrô compilados pelo Anda SP. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil tem mais bicicletas (50 milhões) do que carros (41 milhões). 

Esse crescimento, entretanto, pode representar um desafio para as grandes empresas do segmento, como a Caloi, uma das maiores produtoras de bicicletas e equipamentos do Brasil. Considerando que a sua produção e estoque eram concentrados em um local de difícil acesso e distribuição, em 2019 a Caloi tinha como desafio a melhoria da eficiência operacional no processo de logística de entrega de bicicletas. Distribuir seus produtos o mais rápido possível para todas as regiões evitando a perda de pedidos e clientes era o principal objetivo da companhia quando procuraram a ACE

Qual era o desafio da Caloi?

Em parceria com a área de Build and Launch, da ACE Cortex, que possui a metodologia própria de inovação e atua por meio da estruturação de squads com foco na solução de problemas, a Caloi iniciou a jornada da metodologia ACE com um processo de mapeamento da jornada de todos os clientes da companhia, como varejos e lojas especializadas. O squad confrontou, sobretudo, como a operação logística atuava naquele momento e quais seriam os possíveis gargalos, passíveis de melhorias, tornando-os pontos-chave desse projeto de eficiência operacional.

A solução do projeto teve duas frentes: uma voltada para ganho de eficiência rápida, por meio da idealização de soluções voltadas para novas formas de distribuição a partir dos estoques atuais e, a outra, voltada para ganho estratégico, que refletia sobre utilizar outras pontes de estoque para facilitar a entrega, conectadas ao sistema de produção da Caloi. O MVP proposto pela equipe consistiu em um plano completo com um novo olhar para os locais do Brasil e a presença de parceiros para cada área. 

Formando os Squads

Contando com uma equipe formada totalmente por colaboradores da Caloi, o projeto foi iniciado em agosto de 2019 com duração de quatro meses e permitiu uma redução do tempo de entrega em 80%, e consequentemente, evolução e transformação do time dedicado ao projeto.

 >> Leia mais: Cyro Gazola, CEO da Caloi, explica os novos papéis da liderança

Segundo Mateus Quelhas, Innovation Leader do projeto, responsável por assegurar a entrega, provocar o time na tomada de decisões, trazer visão empreendedora para o squad e assegurar métodos e conexões, a ACE transformou os membros do squad em replicadores de metodologias e mindset ágeis. “Percebemos uma mudança clara no time. Hoje são extremamente questionadores. Fazem perguntas difíceis sobre problemas difíceis e apresentam soluções fáceis de forma conjunta. Pensam em formas diferentes de resolver problemas antigos”, diz. 

“Participar do squad promovido pela parceira da Caloi e da ACE foi uma experiência extremamente marcante para mim, com relevância profissional e pessoal”, diz Luise Musarra, Analista de Supply Chain da Caloi. “O projeto nos fez pensar fora da caixa, quebrar barreiras e paradigmas, aprender novas técnicas de gestão de projetos. Acima de tudo, nos trouxe a real perspectiva do cliente, a pessoa mais importante para toda organização”, continua.

Segundo Luise, algumas das perguntas que foram respondidas durante os quatro meses de trabalho intenso foram: quais são os questionamentos que precisamos fazer para realmente entender a necessidade dos clientes?, o que desejam de fato? e como podemos atendê-los?. 

 Atualmente, a Caloi segue estudando como ter melhora contínua, reduzindo ainda mais o tempo de entrega e, quanto a frente de ganho estratégico, também continua avaliando novos locais e testando integrações com os sistemas internos da companhia.

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