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Black Friday: tendências e inovações

Hoje, vamos falar sobre uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, a Black Friday! Quais as inovações e tendências da Black Friday previstas para esse ano tão atípico? Neste episódio de Growthaholics, Pedro Waengertner conversa com Maurício Vargas, fundador e presidente do ReclameAqui, e Renata Sagradi, Head of Marketing da ACE. Papo cheio de conteúdo e novidades. Dê o play e confira!

A história da data

A Black Friday é uma data que se popularizou nos Estados Unidos após a década de 1980. Mas desde os anos 60, os comerciantes se aproveitavam das grandes movimentações nas cidades devido aos jogos de futebol americano, para venderem mais. Ninguém imaginava a proporção que tomaria.

Tradicionalmente, a Black Friday acontece no dia seguinte ao famoso feriado estadunidense, Thanksgiving (ou Ação de Graças). Neste dia, os estadunidenses abarrotam as lojas em busca dos melhores preços, gerando assim aquelas cenas de multidões e correrias já conhecidas. No entanto, no Brasil, a história é diferente.

Aqui, a Black Friday é recente. Em 2010, foi realizada a primeira no país, mas há cerca de cinco anos que a data ganhou força, principalmente no meio digital. Outra diferença é que os descontos das lojas brasileiras não se concentram apenas em um dia, durando assim o mês inteiro, ou Black November, como alguns preferem chamar.

Quais as tendências da Black Friday?

A verdadeira Black Friday acabou com a pandemia, pelo menos neste ano. Não teremos mais aquelas grandes corridas presenciais em busca dos melhores descontos. Na verdade, os consumidores já estão pesquisando e monitorando os preços, esperando pela melhor barganha.

E assim, neste meio digital, que encontramos os grandes players de destaque: B2W, Magalu, Mercado Livre, ViaVarejo e Amazon. Grandes empresas que se encontram preparadas para venderem mesmo com espaços físicos limitados.

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Segundo uma pesquisa do Google, 60% das pessoas têm a intenção de fazer compras por aplicativo. Porém, o cenário muda de acordo com a persona escolhida. Com a pandemia, as vendas pelo desktop aumentaram pelo maior tempo em casa. É preciso que as empresas estejam preparadas para essa variação a fim de entregarem a melhor experiência para o usuário.

Além disso, vivemos a era da transparência. Reviews nunca foram tão valiosos, capazes de determinar quem vende e quem não. Segundo o próprio Maurício Vargas, “não basta só vender, é preciso entregar o produto e trabalhar o pós-venda. A venda não termina quando se passa o cartão de crédito”.

Com uma projeção de crescimento nas vendas entre 8% e 10%, a Black Friday de 2020 enfrentará diversos desafios. Os produtos serão suficientes para todos? Como será feita toda a logística da entrega? Os sellers estão preparados para esse volume? Esse período de descontos é viável a longo prazo? E o mais importante, qual será a experiência do consumidor neste novo cenário?

Para saber as respostas dessas e outras perguntas, ouça o podcast na íntegra! O papo está rico em conteúdo, insights, dicas para empreendedores, novidades internacionais e muito mais!

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