Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

O Brasil é o novo Vale do Silício?

2020 foi um grande ano para o mercado de startups no Brasil. Os investimentos e aquisições tiveram recordes históricos. Então, estaríamos caminhando para hall da fama dos ecossistemas mundiais? No episódio de hoje de Growthaholics, Pedro Waengertner conversa com Flávio Pripas, investidor na Redpoint Ventures, e Luiz Fernando, analista de investimentos na ACE, sobre o cenário atual de startups brasileiras e suas grandes promessas. Bate papo com muito conhecimento que vale a pena ser ouvido. Dá o play!

Veja também >> Locaweb compra Melhor Envio e concretiza o 19º exit da ACE <<

O mercado atual

Podemos entender o ecossistema de startups como um conjunto de agentes interagindo entre si e criando valores juntos. Dessa forma, é preciso estar aberto a trocar experiências para que assim todos consigam gerar impacto por meio das suas soluções. Em 2013, 4 ecossistemas do mundo tinham gerado unicórnios. Atualmente, 80 já geraram. Isso mostra a evolução deste cenário em níveis globais.

Fusões e aquisições: por que esse mercado está tão aquecido?

Para um ecossistema evoluir, é preciso o fortalecimento de 6 pilares:

  • políticas públicas;
  • acesso à capital;
  • acesso a mercado;
  • talentos;
  • cultura;
  • instituições de suporte.

O Brasil possui todos esses pilares. Por exemplo, já possuímos grandes startups que estão moldando o mundo, como os 12 unicórnios brasileiros.

Brasil é o novo Vale do Silício?

Não há dúvidas de que o melhor momento para empreender é agora. Vivemos a era dos grandes industrialistas, dos grandes banqueiros e agora do bilionários de tecnologia. Além disso, temos cases de sucesso como os unicórnios e também as estreantes na bolsa, como a Enjoei e Méliuz.

Startups ACE no Ranking 100 Open Startups

Anteriormente, o foco realmente estava no Vale do Silício. As grandes iniciativas obrigatoriamente migravam para fora do país se quisessem atingir patamares maiores. Atualmente o cenário mudou. O mercado brasileiro tornou-se um polo de atração devido ao tamanho do seu mercado e oportunidades. Além disso, o Vale do Silício possui mais concorrentes. Sobretudo, o empreendedor precisa conhecer o problema para resolvê-lo e nada melhor que algo do seu cotidiano.

Se o Brasil é o novo Vale do Silício, não é possível dizer. Afinal, cada ecossistema é único, impossível de ser copiado. Porém, isso não diminui os grandes potenciais do mercado nacional. Claro que existem diversos pontos a melhorar, mas o ecossistema brasileiro possui todos os fatores para impactar o cenário nacional e mundial.

Aqui na ACE, temos um modelo avançado de conexão com startups. Por isso, contamos com um time de especialistas no relacionamento com startups, de programas de aproximação à investimentos, como forma de inovação estratégica. Para saber mais, clique aqui!

Caso você tenha uma startup e deseje fazer parte do ecossistema ACE, cadastre-se na nossa plataforma gratuita de aceleração online: a Growthaholics for Startups!

Growthaholics for Startups

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo