Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Como métodos ágeis auxiliam no trabalho remoto

As metodologias ágeis, nascidas do desenvolvimento de softwares, vem sido amplamente difundidas no meio corporativo, dada sua capacidade de abraçar a incerteza e a imprevisibilidade, aumentar a comunicação com os times, quebrar barreiras operacionais e até entregar projetos mais assertivos. Estas particularidades, entretanto, podem ser ainda mais utilizadas em momentos de crise como o que estamos vivendo atualmente por conta da COVID-19.

Como o scrum pode auxiliar na manutenção da produtividade de empresas que passaram a trabalhar remotamente?

Planejamento

O scrum parte da segmentação do tempo total de projeto em sprints, que devem sempre ter a mesma duração para que possamos comparar a performance do time no decorrer do tempo.

As sprints podem ter duração de uma semana a trinta dias, sempre representando entregas de valor ao cliente (seja este externo ou interno).  Estas são marcadas por sprint plannings, planejamento no qual é sempre importante que o time relembre a meta anual a ser batida – aqui é um momento importante para amarrar as equipes em um planejamento também a longo prazo.  

A partir destas metas, são definidas atividades independentes e mensuráveis que serão pontuadas por complexidade, tempo, esforço ou tamanho. Na ACE, segmentamos as atividades utilizando a regra de Fibonacci (1,2,3,5,8,13), em que 1 é a atividade mais simples e 13 a mais complexa. Esta pontuação é importante para que a performance do time seja quantificada, no decorrer dos dias.

Comunicação

Um dos principais segredos não citados do scrum é a importância das daily meetings, reuniões diárias com duração de até 15 minutos, nas quais os integrantes do time relatam o que fizeram para bater a meta da sprint no dia anterior, o que farão hoje e se existe alguma barreira os impedindo de realizarem suas atividades.

Esta é uma das principais rotinas quando falamos de trabalhar com times autônomos ou remotos, não apenas pelos quesitos de comunicação e identificação de possíveis gargalos que possam impactar a entrega do time, mas também pela socialização das atividades e resultados. 

>>Leia mais: Por que aplicar metodologias ágeis em grandes empresas?

Mensuração de resultados

Falamos da importância de se pontuar as atividades e é na sprint review que estes indicadores são observados. Neste momento, o time analisa as metas setadas para a sprint e entendem o que deu certo, o que deu errado e quais são os principais pontos de melhoria em termos de processos e projetos.

A performance individual é analisada através do comparativo entre pontos planejados x pontos realizados e a performance de time através do gráfico de burndown, que mede a realização de pontos no decorrer do tempo (no caso, da sprint).

Transparência e Feedbacks

Um dos principais valores do scrum é a transparência e isto não pode ser deixado de lado quando falamos de times remotos. A sprint retrospective é uma forte ferramenta quando falamos de team building (mesmo em times remotos) e desenvolvimento de pessoas.

Ela consiste em um feedback franco entre todos os membros da equipe, trazendo pontos positivos na performance e pontos de melhoria, além de um compromisso social de cada um com o foco em desenvolver um dos pontos de melhoria (somado a um indicador para mensurar isto).

Para não gerar ruídos, indicamos seguir o modelo de feedbacks SCI, no qual é destacada a situação em que ocorreu o fato, o comportamento que a pessoa em foco teve neste momento e qual o impacto individual ou coletivo que este comportamento gerou, tirando assim quaisquer julgamentos de valor ou dissonância cognitiva que possam ocorrer neste momento.

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo