Imagine o seguinte cenário: seu superior te chama para uma reunião emergencial. Você sobe com frio na barriga. Durante a reunião, ele anuncia uma promoção e um novo desafio capaz de transformar a companhia. Ele pede que crie todo planejamento de um ano de execução do projeto, de forma que o time não atrasasse a entrega.

Você faz o que todo o gestor de projetos foi treinado para fazer: cria o termo de abertura, matriz de stakeholders, abre o project e planeja cada step do projeto, assim como sua estrutura de custos. Coloca o planejamento para rodar e… ele não é seguido. 

>> Como funcionam os Squads em grandes empresas?

>> Quais são as melhores práticas para inovar dentro de uma companhia?

Manifesto Ágil: a origem

Foi pensando nisso, que 17 profissionais se reuniram em um resort de ski em 2001 para discutir novos métodos focados em construção de softwares, que estavam surgindo na época, como Cristal e XP. Estes deram início ao Manifesto Ágil, guiados pelos seguintes valores:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Com o objetivo de flexibilizar o planejamento e aumentar o valor entregue para o cliente em cada etapa, os métodos ágeis se tornaram populares devido à sua simplicidade e capacidade de abraçar a incerteza e a criatividade. Dentre os métodos mais aplicados a negócios está o Scrum.

Denominado a partir do método de reinício de uma jogada específica do Rugby, o Scrum representa inteligência, trabalho em equipe, sincronia e força de um time em que, o erro de um jogador é sentido por todos.

>> Como e por que trabalhar como uma startup?

>> Como aplicar metodologias ágeis a sua corporação?

O Scrum consiste em um planejamento faseado, de atividades independentes, com uma clara definição de pronto e potencial de valor para o cliente final. Elas podem ser pontuadas de acordo com sua complexidade (através de fibonacci), tamanho (P,M,G) ou tempo de execução (múltiplos de 2). Após sua pontuação, estas devem ser divididas em sprints, com duração regular de 7 a 30 dias.

A rotina de sprints

  • Sprint Planning: Neste momento são decididas quais as atividades que deverão ser executadas no decorrer da sprint. 
  • Daily Meeting: Reuniões diárias de 15 minutos (de preferência, em pé), onde o time deve responder às seguintes perguntas:

            – O que fiz ontem para ajudar a concluir a sprint?

            – O que farei hoje para ajudar a concluir a sprint?

            – O que está me travando/ me impedindo de concluir a sprint?

  • Sprint Review: O que deu certo? O que poderia ter sido melhor? O que podemos melhorar para o próximo sprint?

Devido à sua maleabilidade, o Scrum passou a ser aplicado em empresas de inovação. Porém, a grande chave do sucesso baseou-se no fato de que estas foram capazes de identificar que para a criação de projetos com alto nível de incerteza, o mindset ágil seria mais importante do que o método em si.


TAGS: , ,