A gente já te contou que produzimos a primeira edição da Brazil Innovation Survey quando te apresentamos as principais dicas sobre como aplicar uma cultura de inovação à grandes empresas. Nós separamos pra você os principais insights sobre essa pesquisa, que foi realizada no 1º semestre de 2018, a partir de entrevistas com profissionais em cargos estratégicos na área de inovação de suas empresas. Nosso principal objetivo foi entender o perfil desses profissionais e o quê eles têm feito para se tornarem inovadores.

>> Leia Mais: Como convencer lideranças a abraçar projetos de inovação

>> Veja Mais: É possível calcular o ROI de projetos de inovação?

O primeiro passo é entender que todos os mercados estão sempre em possibilidade de passarem por alguma transformação que pode mudar tudo. A inovação, nada mais é, do que uma possibilidade de fazer com que a sua empresa esteja à frente dessas eventuais transformações.

Quais são as dores, motivações e potenciais dos líderes de inovação?

Para eles, a inovação é transversal – isto é, precisa ser algo presente no dia a dia de todos os departamentos. As empresas não tem que criar uma cultura, elas precisam viver essa cultura, para que assim, ela esteja entranhada no imaginários dos profissionais.

Imagem do Brazil Innovation Survey

Vencido o pressuposto de como implementar essa cultura, seguem como principais desafios dos gestores de inovação: a pressão pela comprovação de resultados a curto prazo; times pequenos e baixo orçamentos; este primeiro fator, inclusive, geralmente é o que faz com que esses projetos não obtenham retorno. É necessário ter em mente: a inovação realmente disruptiva pode levar de 3 a 5 anos para ser aplicada.

Trabalhar com times pequenos, no entanto, não é necessariamente um fator ruim. Trabalhar com esses, que realmente estão interessados na inovação, pode funcionar como uma boa estratégia para que uma vitória seja mostrada para o todo. Acaba que boa parte da rotina dos gestores de projetos de inovação é dedicada à como fazer com que esses métodos se tornem mais populares. Veja quais são as tarefas mais realizadas pelos gestores de inovação:

Imagem do Brazil Innovation Survey

Se interessou? Quer saber mais sobre o quê esses gestores de inovação têm a dizer sobre recrutamento, investimento financeiro e parceria com startups? Leia a 1ª edição da nossa pesquisa Brazil Innovation Survey. Se você quiser saber mais sobre essa temática em específico, assista o Webinar do nosso CEO, Pedro Waengertner:


TAGS: , ,