Publicamos nesta semana uma pesquisa chamada Brazil Innovation Survey, que tem como objetivo entender a partir dos líderes da grandes corporações quais eram suas principais preocupações como gestores. A ganhadora foi a dificuldade de implementação de uma cultura de inovação. Você pode ler a pesquisa aqui.

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Foi entendendo essa dificuldade por parte das grandes corporações que passamos a trabalhar exatamente com este objetivo – implementar uma cultura de inovação. Nossos programas corporativos, por exemplo, já contemplaram 20% das 100 maiores empresas brasileiras.

Com o objetivo de desenvolvermos uma discussão sobre esse assunto, nosso CEO, Pedro Waengertner, realizou um Webinar exatamente sobre como criar essa cultura de inovação dentro da sua empresa. Separamos pra você as principais dicas:

  1. Antes de correr, pense: por que desenvolver um programa de inovação? E o que, de fato, significa ter uma cultura inovadora?

Tolerar os erros da sua equipe, utilizar os conceitos do mundo das startups – a gente te recomenda que você comece pelo método lean, no qual a premissa básica é construir, medir e aprender -, utilizar métodos ágeis de execução (elas valem pra tudo que é flexível. Essa metodologia faz com que você gaste menos e seja mais assertivo em suas execuções) e fazer com que a empresa esteja sempre aberta para ouvir e aceitar novas ideias são apenas alguns dos exemplos do que realmente representa o espírito da inovação.

  1. A inovação, por natureza, é desigual.

Ou seja, ela não é uniforme – existem aqueles que são super inovadores e aqueles que sempre estarão remando contra a maré. O que parece ser mais produtivo? Convencer os que pensam diferente ou pilhar aqueles que já pensam de forma inovadora de forma a fazer com que sejam tão fortes a ponto de desvirtuar os mais conservadores? A mudança é um ponto pra fora e os líderes são os principais players neste desafio – é tarefa deles conhecer as metodologias e fazer com que o time compre a ideia e se apaixone pela inovação tanto quanto eles.

  1. A inovação está gerando valor para a marca e o cliente?

A inovação não acontece no vácuo. Ela tem um objetivo, que é melhorar a vida do seu cliente. Ela gera receita ou diminui os custos da empresa? Onde estão as oportunidades a curto-prazo? E possível correlacionar a inovação ao que já existe dentro da empresa? Conecte essa visão a prática do negócio.

É normal ter mais dúvidas do que certezas se tratando de algo pioneiro. Para isso, aproveita e assista completo todas as dicas que o nosso Webinar oferece, é só se inscrever nesse link, que você receberá o Webinar via e-mail.

Webinar: cultura de inovação em grandes empresas


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