Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Inovação Corporativa: Como implementar na sua empresa?

Ainda existe muito ruído quando o assunto é inovação nas empresas. A palavra “inovação” virou moda, e junto com ela parece que foi dado o start de uma corrida para ver qual é a empresa que mais inova, e mostrar tudo isso na imprensa: hackathons, programas de conexão com startups, Labs, coworkings. Será que uma empresa que quer inovar tem que entrar nessa corrida? Vamos entender como funciona o processo de Inovação Corporativa.

O que é inovação?

Primeiramente, Inovar é, segundo o Manual de Oslo, a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado, no que se refere às suas características ou usos previstos. Ou ainda, à implementação de métodos ou processos de produção, distribuição, marketing ou organizacionais novos ou significativamente melhorados. Mas eu gosto mais da definição do Geoff Nicholson, um dos pais do “post-it”: “Inovação é transformar conhecimento em dinheiro”.

Entendendo a Inovação Corporativa

Nesse sentido, a inovação pode surgir em diferentes âmbitos: desde o empreendedor que tem uma ideia e decide começar um novo negócio, até a inovação que surge dentro das corporações estabelecidas no mercado. Pode parecer que o caminho que devemos percorrer para gerar uma inovação é sempre o mesmo, mas nada mais longe da realidade.

O que é a ACE Cortex?

Quando queremos inovar dentro de uma organização já estabelecida no mercado devemos levar em consideração certas particularidades do mundo corporativo se quisermos ter sucesso. Por causa dessas particularidades falamos de “Inovação Corporativa”: o fomento intencionado de boas práticas que gerem inovações de forma continuada no tempo dentro das corporações.  

Dessa forma, a Inovação Corporativa evita que as inovações da empresa sejam fruto de serendipias ou momentos eureka de algum dos diretores ou funcionários. A inovação é a única “ferramenta” que irá nos garantir gerar notas fiscais no futuro. Deixar isso nas mãos da sorte, nem sempre é uma boa ideia.

Como criar negócios de maneira inovadora?

Inovação x Operação

Nesse ínterim, devemos entender as diferenças entre a operação e a inovação dentro de uma empresa. No primeiro caso o foco é replicar processos estabelecidos com baixa ou nula incerteza no resultado que é gerado no final do processo. No caso da inovação, o foco é pesquisar futuras oportunidades e eliminar a incertezas. Todas as estruturas de uma empresa foram pensadas para melhorar a operação, por tanto, parece claro que para trabalhar inovação é preciso “mexer” nas estruturas da corporação. 

Inovação Corporativa e Liderança

Antes de mais nada, o primeiro passo para a inovação corporativa dar certo, é ter a aprovação da alta liderança. As empresas mais inovadoras têm lideranças comprometidas com a inovação. Esses líderes costumam ter uma visão própria sobre o futuro do mercado, entendem o cliente, sabem quais são os projetos de inovação que estão acontecendo dentro da empresa e facilitam a ambidestria organizacional para canalizar as iniciativas de inovação.  

ACE Innovation Survey 2020: o mapa da inovação no Brasil

Após a aprovação da liderança é necessário:

  • Desenhar o planejamento estratégico da inovação para mostrar como a visão da inovação está alinhada com o planejamento estratégico da companhia, além de definir quais são as expectativas, as estratégias que serão utilizadas e orçamento necessário;
  • Criar as estruturas específicas para poder executar o planejamento. Muitas vezes estas estruturas deverão estar totalmente afastadas da operação, principalmente quando estou trabalhando projetos de inovação afastados do core business atual. 
  • Devemos criar novos processos específicos para os projetos de inovação corporativa. Depender dos processo da operação da empresa podem levar ao fracasso da inovação por causa dos prazos. 
  • Colocar as pessoas certas para cuidar da inovação. Quase nunca as melhores pessoas da operação são as melhores trabalhando inovação. São funções totalmente diferentes que precisam habilidades específicas. Colocar a inovação nas mãos das pessoas erradas pode acabar com todos nossos esforços. 

Conclusão

Em suma, a inovação corporativa só irá funcionar se tenho uma empresa com líderes treinados e visionários, estruturas e processos que facilitem a experimentação na empresa sem punir o erro e colocando as pessoas certas para trabalhar nos projetos de inovação. 

inovação corporativa

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo