Como criar negócios de maneira inovadora?

Por Mariana Pedrone - 19 Mar 2020, 07:24
Como criar negócios de maneira inovadora?

A todo momento estamos expostos à mudanças de mercado e novos desafios. A questão é que muitas empresas ainda não sabem como explorar os novos canais e tendências que vão surgindo. Todas as mudanças que já ocorreram, foram responsáveis por criar novos “bolsões” de valor. A partir disso, temos que estar preparados para pensar em novas formas de capturar novas oportunidades, ou seja, como podemos criar negócios de maneira inovadora?

Qual o primeiro passo?

O primeiro passo é entender como as empresas fazem isso atualmente. Geralmente as áreas de novos negócios são abastecidas com pesquisas de mercado bem robustas, onde são capturados dados demográficos sobre o público que desejam atuar. As áreas entendem muito de estratégia, mas acabam se frustrando. Quando veem o produto em ação, ele não atende a uma dor real do cliente.

Empresas que procuram inovar com um novo produto, na maioria das vezes, se veem engessadas. Existem muitos processos internos e métricas, como ROI e KPIs.  Com isso, acabam olhando cada vez mais para dentro e cada vez menos para fora (para o cliente), onde deveria ser o foco.

Precisamos conhecer o cliente

O processo de conhecer o cliente, conceito de customer development, exige dedicação e toma tempo. É importante ir às ruas e entendê-lo como um todo, como ele age, o que ele precisa, quais são suas aspirações. Essa ação nem sempre é vista como escalável, e no começo não é. Mas é exatamente este investimento em entender sua persona irá fazer toda a diferença mais adiante. Não ter a visão do cliente é dar a ele algo sem significado, e não é isso que procuramos aqui.

Quando analisamos as personas que as empresas têm em mente, com as que foram coletadas no processo, em 90% dos casos elas não se assemelham. Mapeamento de personas é um processo de coleta de dados (super data driven). Ter dados demográficos não bastam. Dados psicográficos são essenciais para entender seu comportamento e como ela se sente ao usar o produto.

Vem entender mais sobre esse processo no nosso debate no podcast. Aperte o play!

Por: Mariana Pedrone

Posts relacionados

Assine a Growthaholics

E receba as melhores dicas para a sua empresa crescer.