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Qual a melhor rota para a minha startup?

Você já se perguntou como é decidido o futuro de uma startup? Se deve ou não ser vendida, e se sim, qual o momento certo para tal? Com o olhar do empreendedor, como lidar com as alternativas? Então, falando de modo geral, qual a melhor rota para a startup seguir?

A resposta é que não existe uma rota “correta”, mas sim, as rotas variam e vão de encontro ao momento em que a startup está vivendo e também, ao que o empreendedor almeja pra o negócio.

Entendendo alguns termos

Alguns termos são muito citados neste mundo, mas nem sempre sabemos exatamente o que eles significam. Falamos muito em exits (e temos vários deles também), mas afinal, o que isso significa? De maneira bem simples, um exit acontece quando uma startup é vendida, podendo ser total ou parcialmente, e o seu controle passa a ser de outro player, corporativo ou um Private Equity. O mesmo vale para quando um investidor também vende sua participação na startup para outro investidor. Ou seja, o exit sempre vai ser analisado da ótica de quem “sai do negócio”, por isso a palavra.

Indo por este caminho, também temos o que chamamos de early-exit. Esta é uma saída quando a empresa ainda não apresenta dados, como o seu valuation, tão robustos. Geralmente, eles atendem à uma demanda mais estratégica de mercado. A maioria dos early-exits que acontecem não são muito divulgados na mídia, e a maioria vai para a rota de M&A (ou fusão e aquisição).

Quando olhamos todo esse cenário pela ótica do investidor, nenhum deles pensa em ficar com a startup para sempre. Existe sempre a busca para vender sua parte por um valor maior do que se adquiriu. Dessa forma, é possível obter os dividendos e vender a empresa por múltiplos. A rota de Venture Capital é bem agressiva quando falamos de expectativas. Os fundos injetam muito dinheiro nas empresas (a quantia varia a cada rodada e série), o seu valuation fica bem robusto, mas, em contrapartida, esperam um ótimo resultado após alguns anos.

E o empreendedor?

Sob a ótica do empreendedor, como enxergar um exit? Afinal, ninguém cria uma empresa para vender.

>>Leia mais: Eu preciso vender a minha startup?

>> Leia também: O cenário de Venture Capital no Brasil

Quando analisamos a jornada de uma startup, dizemos que o empreendedor está trocando o seu bem mais valioso (equity) por algum dinheiro que financiará o seu crescimento. Esse trade off acaba fazendo muito sentido quando existe a busca de alcançar um tamanho maior, mais rápido.

Ainda existem muito mais aspectos nas possíveis rotas de uma startups para serem analisadas, e por isso, convidamos você para ouvir o debate completo aqui no nosso podcast. Aperte o play!

 

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