Entenda o conceito de valuation e saiba como é determinado o valor da sua empresa no mercado de hoje
Originário da língua inglesa, o termo valuation é escutado com cada vez mais frequência no mundo empresarial dos dias de hoje, e o seu significado nada mais é do que o valor de uma empresa. Por seu perfil competitivo, inovador e em constante mutação, o mercado de hoje acaba gerando uma grande curiosidade nos empreendedores em relação à avaliação de suas empresas, fazendo com que o interesse pelos aspectos que geram a valorização de um negócio seja maior que nunca na atualidade.
Embora os fatores mais conhecidos e utilizados para se avaliar uma empresa no mundo dos negócios faça parte do cálculo que evidencia o valor de uma empresa, o termo valuation envolve ainda outros aspectos mais subjetivos nessa conta; tendo em vista que a percepção do mercado em relação ao rumo de um empreendimento também pode contar muitos pontos para o seu sucesso e capacidade de evolução.
Neste cenário, boa parte das startups acabam um tanto prejudicadas; já que os altos riscos de mortalidade e níveis de incerteza que se estabelecem nesse tipo de empreendimento podem acabar assustando possíveis investidores. No entanto, negócios com a possibilidade de altos índices de retorno ainda conseguem ganhar destaque no mercado, e quando uma startup conta com potencial suficiente para compensar possíveis prejuízos, as portas se abrem com mais facilidade para a entrada de investidores confiantes.
Dito isso, resumimos a seguir os três pontos de foco na hora de definir o valor de uma empresa – e algo que todos os envolvidos no mundo das startups devem ter na ponta da língua na hora de buscar investimentos e apoio para os seus empreendimentos.
- Fluxo de caixa
É preciso fazer uma previsão de qual será o montante recebido pela empresa, menos o montante gasto, para os períodos que estão por vir; definindo uma média do fluxo de caixa do negócio. - Taxa de desconto
Traçar um paralelo dos riscos que um investidor corre ao apostar as fichas no seu negócio ou em outras oportunidades (como poupança, bolsa de valores e etc.) é fundamental para ter argumentos para conquistar aportes. - Resultados e potencial
Os resultados do que a startup é capaz de fazer e o potencial de crescimento dela também devem entrar na equação, já que tais aspectos agregam valor ao negócio.