Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Saúde mental e emocional: a importância de nos cuidarmos.

À primeira vista, a quarentena nos parecia inofensiva. Afinal, qual o mal em ficar em casa? Dias viraram semanas. Semanas, meses. E aqui estamos. Todo esse isolamento trouxe à tona uma questão: a nossa saúde mental e emocional. Não é de hoje que este assunto ganha espaço para debate. Ele sempre esteve presente. Porém, com todas as distrações do mundo afora, acabavam ficando sempre em segundo plano.

Saúde mental e emocional: a rotina

É científico: O nosso cérebro é um órgão preguiçoso. Que atire a primeira pedra, quem nunca sentiu dificuldade em criar um novo hábito – a academia que o diga. Mas antes de se zangar com ele, entenda uma coisa. A preguiça é um processo evolutivo. Com ela, o cérebro consegue economizar energia e “automatizar”certos processos rotineiros – como escovar os dentes, ou dirigir.

Criar novos hábitos pode ser bem traiçoeiro. O nosso cérebro vai encontrar formas de questionar nossas novas escolhas. Mas por quê estou falando tudo isso? Porque entrar em quarentena desestabilizou toda a nossa rotina. Ou seja, mais trabalho e mais stress para o cérebro se readaptar às novas atividades.

Contudo, a nossa dificuldade em transformar hábitos, veio junto com uma pandemia. Toda essa carga emocional, nos deixou bem vulneráveis. Mais tempo isolados, fez com que passássemos a nos perceber mais. Nos percebendo mais, vimos que nossa saúde mental e emocional não estavam tão bem como imaginávamos.

A importância em ressignificar

A OMS recentemente publicou um estudo, dizendo que os casos relacionados à ansiedade e depressão, tiveram um aumento significativo durante a quarentena. Além de preocupante, toda essa questão nos diz muito sobre como estamos levando nossas vidas. A quarentena nos trouxe uma oportunidade para ressignificarmos o modo como estamos vivendo, e cuidando (ou não) da nossa saúde mental e emocional.

No episódio de hoje, nosso CEO Pedro Waengertner, conversa com nosso sócio Luis Gustavo Lima (LG) e a jornalista e empreendedora fundadora da Soul.Me, Mariana Ferrão. Um debate um pouco diferente do que geralmente tratamos por aqui, mas muito valioso para nossa vida. 

Te convido a participar e a tirar bons insights. E quem sabe, até se inspirar a começar um novo hábito para cuidar mais de você?

Aperte o play!

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo