Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Logística e Transformação Digital: tudo o que você precisa saber!

* Escrito por: Wagner Muller, Global SupplyChain Performance Mgr

 

Antes de mais nada, gostaria de iniciar trazendo alguns dados para reflexão, antes de entrarmos diretamente nas oportunidades para o mundo da Logística.

Vendas por e-commerce global devem atingir em torno de 4,2 Trilhões de dólares em 2020, ou seja, um crescimento de mais de 20% em relação ao passado. Enquanto no Brasil os dados indicam um aumento de 18%, muito próximo ao índice global.

Outro dado importante reportado pela CNT (Confederação Nacional de Transporte) publicou um crescimento de 4,4% na movimentação de portos públicos e terminais privados até junho de 2020.

Digitalização das empresas: a crise acelerou?

Efeitos do Covid sobre a Logística

Importante refletir também sobre os setores e os efeitos que o COVID19 trouxe.

Em Crescimento

  • Delivery de remédios, alimentos, itens de higiene
  • Supermercados (Alimentos, produtos de limpeza, cuidados com Pet e prevenção)
  • Farmácias (Vitaminas, Nutrição e saúde)
  • Artigos esportivos
  • Dispositivos de tecnologia (principalmente relacionados ao teletrabalho)
  • Ensino e treinamentos a distância
  • Itens de entretenimento (vídeo games, streaming)
  • Equipamentos médicos (Ventiladores, oxímetros)
  • Itens de diagnóstico e triagem
  • Telemedicina
  • Artigos de culinária

Em Queda

  • Turismo e itens relacionados (locação de veículos, hotelaria etc.)
  • Cinema, Teatros, Shows, Concertos
  • Vestuário
  • Combustível e lubrificantes
  • Exames e cirurgias
  • Imobiliário
  • Materiais de construção
  • Veículos
  • Itens de decoração
  • Academias e acessórios
  • Eletrodomésticos

logística

Como podemos observar acima, houve uma adaptação do consumidor aumentando a procura por itens relacionados ao novo modo de trabalho remoto, opções de entretenimento e exercícios em casa e itens de primeira necessidade principalmente por delivery.

Nesse sentido, foi gerada uma grande aceleração das plataformas de e-commerce, promovendo certos desafios no atendimento dos clientes dentro do prazo e com qualidade.

As principais tendências

Antes de mais nada, é importante refletir sobre quais as tendências  podem permanecer. Como apoiar a cadeia logística gerando soluções e oportunidades?

Como podemos nos adiantar com planejamento e preparação de Supply Chain para a retomada da demanda dos setores afetados e apoiar os setores em crescimento?

Que tipos de desafios temos ainda pela frente enquanto a pandemia perdurar?

Do mesmo modo, neste ambiente “VUCA” (Volátil, Inserto, Complexo e Ambíguo), temos cases como a Magazine Luiza que se preparou ativamente para atravessar com sucesso, apoiar a sociedade e consumidores neste momento ícone que vivemos. Toda via, é importante lembrar que as pessoas ficaram em casa por longo período sem poder acessar lojas físicas e nem sair de casa, o que acabou trazendo uma necessidade de consumo, muitas vezes até mesmo com forma amparo psicológico.

Como melhorar a Jornada Digital do seu cliente?

Alguns cases de sucesso:

De forma resumida, a empresa fez uma oferta de ações em 2019 que levantou 4,2bilhoes de reais em que parte foi investido para ampliação das entregas em ate 48 horas para zonas metropolitanas, foco no aumento clientes ativos com produtos com alta taxa de retorno, no atendimento a clientes e vendedores de sua plataforma de e-commerce, abertura de novas lojas e centros de distribuição e finalmente aquisição de startups como:

– A Logbee que proporcionou a integração de entregas de encomendas leves com cerca de 1500 transportadoras

– A Hubsales, plataforma de geolocalização da Inloco Media

– O portal Canaltech

– A Stoq pequenos e médios prestadores de serviço da Magalu passa a aceitar o pagamento com o Magalu pay, além da digitalização de diversos parceiros em variados segmentos.

Fortalecimento de sua Plataforma multicanal de vendas, proporcionando entregas mais rápidas e entrada de novas categorias.

Os canais de distribuição, são formados por CDs, grande parte da frota e’ terceirizada, no transporte possuem parceria com correios empresas de transporte rodoviários. A integração entre loja física e virtual existe possibilitando que algum produto que seja comprado em loja física, possa ser trocado de forma virtual e vice-versa.

Transformação Digital

As perspectivas do setor no Brasil

Em primeiro lugar, a logística no Brasil ainda tem muito espaço para crescer e se desenvolver, integrando toda a cadeia de forma digital e otimizando recursos tanto material como de tempo e pessoas. Também aprimorando a forma que atendemos os clientes além de apoiar o desenvolvimento dos pequenos e médios empresários que também precisam escoar e vender seus produtos.

Desse modo, as startups têm uma grande parcela de contribuição conforme citado no case acima, e estão trazendo soluções que revolucionam a forma de levar o produto ate o cliente, seja B2B ou B2C.

Ainda assim, as oportunidades estão inseridas de diversas formas na integração do planejamento de produção, planejamento de supplies, logística internacional, inbound, warehousing, outbound e distribuição conectados aos pedidos e ao desejo do cliente final. Existem muitas empresas carentes de plataformas e processos que funcionem para poderem adentrar no mercado e crescerem.

Considerações finais

Simultaneamente, existem outras inúmeras organizações que são carentes de estrutura integrada de logística e não conseguem atender seus clientes de forma sustentável. Inúmeras parcerias que não são reconhecidas no momento e que podem mudar totalmente o rumo e a forma das empresas operarem de forma muito mais especializada.

Em suma, neste contexto que gostaria de deixar a reflexão para pensarmos de forma holística de quais seriam os próximos passos para a verdadeira integração de toda a cadeia de supply chain? Geo localização, utilização de máquina pesada, otimização de espaço, aproveitamento do frete?

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo