• ACE
  • ACE Startups
    • ACE Startups
    • M&A para Startups
    • Investimento para Startups
    • Portfólio
  • ACE Cortex
  • Growthaholics
  • Cultura ACE
  • Contato-0
    • Contato-0
    • Trabalhe na ACE
Menu
  • ACE
  • ACE Startups
    • ACE Startups
    • M&A para Startups
    • Investimento para Startups
    • Portfólio
  • ACE Cortex
  • Growthaholics
  • Cultura ACE
  • Contato-0
    • Contato-0
    • Trabalhe na ACE

O que sua organização perde quando tenta inovar sozinha

Os números não mentem: o valor investido em corporate ventures vem aumentado significativamente no mundo, com um salto de 2016. Nos EUA, de 100 empresas da Fortune, 75 são bastante ativas no ecossistema, com 41 tendo um time dedicado a CVC (corporate ventures capital).

O gráfico abaixo, feito pela CB Insights, mostra bem essa tendência.

Em minha rotina aqui na ACE, converso muito com os líderes das grandes corporações, e está bastante claro que todos têm alto senso de urgência. Eles dizem que é preciso acompanhar a tendência e começar um trabalho de aproximação com o ecossistema. Assim, quem sabe, em algum momento, conseguirão criar sua área de corporate venture.

Quais são os maiores desafios na inovação corporativa

Só que é preciso dar o primeiro passo e encontrar como ter seu posto avançado de inovação no ecossistema. A execução fica no meio do caminho entre estratégia e tática. E há muitos modos sobre o como fazer.

Sempre gosto de explorar o cenário passado, para entender o aprendizado do parceiro. Ao fazer isso, vejo que algumas histórias se repetem. E são histórias que já eram bastante comuns quando eu estava na área corporativa e seguem sendo.

Antes de nos procurarem aqui na ACE, algumas empresas já tentaram seguir caminhos para inovação por sua conta e risco. O entendimento era de que, por seu tamanho e know-how de mercado, poderiam resolver tudo dentro de casa.

O resultado, normalmente, era alguma dessas situações abaixo (consegue identificar alguma delas na sua organização?):

Recursos

A empresa investiu recursos para organizar um hackathon a fim de mapear e/ou desenvolver soluções ou produtos. Mas os resultados foram mais de marketing do que impacto real no negócio.

A área que liderou tinha outras expectativas, e ficou bastante desacreditada, de modo que a percepção interna é que houve mau gasto de dinheiro.

Time to market

A empresa investe em múltiplos projetos em áreas de digital, novos negócios, parcerias, etc, mas parece que eles simplesmente não decolam.

Novos colaboradores vêm e vão, mas não conseguem implementar mudanças a tempo, em meio a sistemas que não são integrados, estrutura de reporte matricial, roadmaps de melhorias eternamente adiados e falta de accountability.

Resultado: perde-se o time-to-market e os produtos já chegam natimortos ao consumidor.

Senso de oportunidade

Tentou conhecer e aproximar-se de startups em eventos diversos , mas ficou na dúvida para selecionar as melhores, não conseguindo sistematizar quais critérios são efetivos.

Pior: sentiu que gastou muito tempo, falou com muita gente, e não conseguiu encontrar startups para plugar imediatamente no core business

Como não cair nessas armadilhas?

Não é fácil escapar de situações como essa. Se você já passou por uma delas, deve estar se perguntando o que fazer de diferente.

Acredito que o primeiro passo seja abraçar a Open Innovation. Em um mundo em que as coisas mudam tão rapidamente quanto o nosso, ninguém é capaz de inovar sozinho e as ideias precisam fluir entre os diversos players.

Outro aspecto muito importante é se aproximar de quem está fazendo as coisas bem feitas e aprender com essas experiências. Eventos como o Brasil Ventures, que reúne bimestralmente executivos interessados em inovação, estão aí para isso.

Por fim, busque ajuda de quem entende!

Brasil Ventures,cb insights,Corporate Venturing,inovação corporativa,open innovation,oportunidade,recursos,time to market
/
setembro 27, 2017
/
Equipe ACE
AnteriorAnterior
PróximoPróximo

Assine agora a nossa newsletter Growthaholics!

newsletter ACE

Posts relacionados:

Cultura
Quais são os piores erros que um líder pode cometer?

Você batalhou, perseverou e entregou todos os resultados que a empresa precisava. Nada mais justo do que receber uma promoção,

Leia mais »
Barbara novembro 11, 2021
Investimentos
Deu Zebra: existe Venture Builder no Brasil?

Você sabe o que é uma Venture Builder (VB)? Deixa que eu te explico! As VBs são instituições estruturadas para

Leia mais »
Barbara novembro 4, 2021
Transformação Digital
NFTs: o futuro é agora

Você com certeza já conhece o universo das criptomoedas, mas e o de NFT? Você sabe como essa nova tecnologia

Leia mais »
Barbara outubro 28, 2021

ACE nas redes:

Instagram Linkedin Youtube

Nossos serviços

  • ACE Cortex
  • Build & Launch
  • Transformação Digital
  • Mynnovation
  • ACE Startups
  • Growthaholics for startups
  • Investimento Early Stage

Growthaholics

  • Blog
  • Podcast
  • Eventos
  • Videos

Acompanhe a ACE

ACE

  • ACE Code
  • Trabalhe na ACE
  • Innovation Academy

Entre em contato

  • Endereço : Rua Vergueiro, 1061 - Liberdade, São Paulo, 01504
  • + 55 (11) 3277-1994
  • [email protected]

Nossos serviços

  • ACE Cortex
  • Build & Launch
  • Transformação Digital
  • Mynnovation
  • ACE Startups
  • Growthaholics for startups
  • Investimento Early Stage

Growthaholics

  • Blog
  • Podcast
  • Eventos
  • Videos

ACE

  • ACE Code
  • Trabalhe na ACE
  • Innovation Academy

Entre em contato

  • Endereço : Rua Vergueiro, 1061 - Liberdade, São Paulo, 01504
  • + 55 (11) 3277-1994
  • [email protected]

Acompanhe a ACE

© Copyright ACE Startups – 2021 | Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Política de Cookies