Toda grande empresa já se deparou com o dilema: funcionários com características empreendedoras têm ótimas ideias, mas que não avançam pelas dificuldades de avançar um projeto inovador em uma estrutura muito tradicional. Em muitas casos, uma saída muito interessante para este desafio está no intraempreendedorismo - também conhecido como empreendedorismo corporativo.
O intraempreendedorismo possibilita que se crie uma startup a partir de uma grande empresa. No vídeo abaixo, Arthur Garutti, COO da ACE, conta um caso em que grandes resultados foram atingidos em um projeto desses. É a Energy2Go, startup que surgiu de dentro da Enel, um dos maiores grupos de energia do mundo.
Por onde começar um programa de intraempreendedorismo
Os caminhos para criar um programa desses rendem um outro post. Mas, em resumo, é preciso ter em mente que o intraempreendedor precisa de certa liberdade para desenvolver seu projeto. Se não fosse assim, ele poderia fazer isso dentro do dia a dia da organização.
Na ACE temos um programa desenvolvido especialmente para ajudar grandes empresas a formatarem e tocarem seus programas de intraempreendedorismo. Assim, além de criar a startup ela já passa pelo programa de aceleração da ACE, ganhando muito mais velocidade em seu crescimento.