“O cara assinar um cheque. Isso é validação”. Assim definiu o CEO do Convenia, Marcelo Furtado, durante o painel sobre a Jornada do Crescimento realizado durante o Wizard, como é chamada a primeira semana da aceleração da ACE.

O encontro reuniu empreendedores que já passaram pela Melhor Aceleradora da América Latina e hoje têm sucesso com suas empresas.

Os outros dois participantes Paulo Garcia, CEO da InfoPrice, Léo Pinho, co-founder da Kaplen, chegaram até ao exit – a venda da startup. Arthur Garutti, COO da ACE, mediou o bate-papo.

Os empreendedores conversaram descontraidamente com as startups que participam da nova turma de aceleração, e contaram suas experiências e os bastidores desde a concepção de seus negócios até o atual momento, e como a aceleração ajudou ao longo de todo o processo.

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“Você precisa saber dar valor ao seu negócio. E precisa dedicar muito tempo para fazer [a venda ou busca por investimento] bem feito”, aponta Paulo Garcia

Relação com investidores

Um dos temas discutidos foi a busca por investidores e a possível venda da startup para empresa maiores.

“Você precisa saber dar valor ao seu negócio. E você precisa dedicar muito tempo para fazer [a venda ou busca por investimento] bem feito”, apontou Paulo.

No caso da InfoPrice, a empresa foi parcialmente vendida, mas continua sob o comando de seus fundadores.

Segundo Paulo, a adaptação pós-venda também é importante, mas para ele e seus sócios vem sendo uma transição natural. “A principal diferença no nosso caso é que, antes, para chegar de A até B fazíamos uma reta, mas agora demora mais. É preciso entender que é uma empresa gigante e que certos processos vão demorar muito mais que na sua startup”.

Já Léo contou sua experiência com a venda integral da Kaplen para um banco e até como funciona a vida após o exit, dentro da empresa que comprou sua startup. “Precisa desapegar. Você não pode achar que é seu filhinho para sempre”, comentou.

Clientes

Outro tópico abordado foi como a validação e a evolução do seu produto precisa ser baseada no seu cliente. “Quando você fecha contrato com o primeiro cliente, essa é a pressão que você precisa”, comentou Marcelo, que também ensinou aos acelerados “hacks” para conseguir mais contatos e leads.

Os convidados também relataram as experiências pelas quais passaram enquanto buscavam seus primeiros clientes, desde as apresentações do produto à correria para entregar o prometido.

ACE Wizard – Dia 2

Debate e discussão: empreendedores e aceleradores conversam sobre estratégia 

O Wizard é a primeira semana da aceleração da ACE, que chega à sua nona turma com recorde de empresas: 37 startups acelerando em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Curitiba.

É quando a ACE “instala” seus valores, metodologia e mindset de crescimento nos empreendedores.

No segundo dia de atividades, os empreendedores também participaram da aula de Estratégia II, apresentada por Pedro Waengertner, CEO da ACE, e realizaram uma dinâmica outras empresas que serão aceleradas no mesmo hub.

– por Rodrigo Simões, especial para a ACE


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