Um bom investidor deseja ver um Pitch simples, visualmente agradável e verdadeiro. O Deck é um elemento importante para a sua apresentação, assim como o seu storytelling. Como não ser mais um no meio da multidão e fazer com que seus espectadores estejam 100% atentos a você? Descubra o que e um Pitch Deck, e quais são os elementos essenciais para você impressionar os investidores.
Antes de mais nada, o que é um Pitch?
Podemos considerar quatro tipos de Pitch:
- Pitch Twitter: Resume o seu negócio em uma frase curta e é bastante usado em eventos para networking e outras situações em que não há tempo para uma apresentação longa;
- Elevator Pitch: Apresentação do seu negócio em poucos segundos. Pense que você acabou de entrar em um elevador com o maior investidor de todos os tempos e você tem poucos segundos para apresentar o seu sonho, de maneira sucinta, antes que chegue no próximo andar.
- Pitch Apresentação: Este você tem de três a sete minutos para apresentar. Este já pode utilizar slides. Explique o que sua empresa faz, por que isso é importante, os seu diferencial e tração.
- Pitch para Investidores: Geralmente, este você tem uma chance maior de apresentação e consegue conversar com o investidor e aprofundar nas principais questões. Utilize de no máximo 10 a 15 slides com as informações mais relevantes do time, do produto, seus concorrentes e seu diferencial, números e gráficos para expressar melhor toda a sua estratégia de fundraising.
Como elaborar o melhor Pitch?
Um investidor ler e assiste milhares de Pitches durante o ano. Por mais que, fundamentalmente, a empresa seja boa, você precisa contar bem a sua história. Portanto, é necessário montar uma estrutura concisa, utilizar de um bom layout e trabalhar em cima da sua comunicação.
O Pitch contará a promessa ao investidor, e mostrará que você tem as premissas necessárias e um bom time para alcançar o sucesso. Logo, além de ser um momento de vender a empresa, venda o propósito. Bons investidores percebem quando um empreendedor acredita, de fato, no negócio e sabem que a equipe que está por trás é um grande fator para o sucesso.
Como devo me preparar para fazer o Pitch Deck?
Antes de tudo saiba que o seu Pitch começa antes mesmo do material. Reflita sobre os principais pontos do seu negócio, a dor que está resolvendo no mercado e a entrega de valor que possui. Este momento da apresentação precisa gerar impacto, logo, conte uma história!
Crie um roteiro:
Para incorporar um bom roteiro pense na história que contará do início ao fim e em cada camada da apresentação. Quais estratégias conseguiria incorporar?
Utilize o design a seu favor:
Para uma boa harmonia visual e entendimento do público, busque alinhamento do texto e das fontes. Uma boa pedida é utilizar de duas a três fontes diferentes. Tenha parágrafos com um bom distanciamento. Desfrute de boas imagens e disponha-as de uma forma relevante para que gere impacto.
Ao adicionar gráficos, tabelas e dados organize-os. Destaque apenas os números necessários para contar a história e seja o mais impactante possível. Por fim, a marca e as cores dos seus slides precisam estar em equilíbrio com a marca da empresa assim, terá uma visualização agradável.
Escolha as suas armas:
Treine sozinho ou com alguém, lapide bastante e colha os feedbacks. O segredo está em você montar uma boa estrutura é um bom storytelling.
O ser humano conta histórias desde o início de sua existência. O poder está na habilidade de se conectar emocionalmente. Você pode falar sobre qualquer assunto, mas se não expressar emoção, corre um alto risco de entediar o ouvinte. Consequentemente, este perde o interesse em te ouvir. Uma boa história é uma sequência de eventos ou narrativa que contém simplicidade, veracidade, solidez e emoção. Estes, desdobrados em tempo. Planeje em um ciclo com início, meio e fim consolidado.
O storytelling encontra-se ao se planejar, estruturar e compartilhar a sua fala. Por isso, é importante ter o seu tom de voz alinhado. Analise o ambiente adequado e tamanho da plateia, assim também a quantidade de energia que estás colocando na fala. Cada caso exige um tom diferente e você precisa identificar o seu.
Alinhado ao tom de voz, lembre-se que a velocidade é importante de controlar. Meça a sua agilidade para não ultrapassar o tempo esperado.
A postura comunica mais do que a fala. Portanto, mantenha a coluna ereta, olhos e queixo alinhados ao interlocutor. Apresente com a mesma firmeza que quer transmitir a mensagem, e um olhar que demonstre confiança e conexão. Evite olhar para slides, chão ou mesmo para as paredes atrás dos espectadores.
O que precisa ter em um deck?
Um bom Deck precisa ser criativo, conter informações assertivas, ter uma boa estrutura e design para uma comunicação fluida e, além disso, gerar bons insights aos investidores.
Revele seu conhecimento sobre o mercado e as métricas consistentes. Todo investidor gosta de ver gráficos subindo agressivamente. Se você tem isso, traga dados que mostrem o product market fit como evolução das métricas, aderência e engajamento e ainda destaque quem é o time capaz de fazer cumprir essas metas.
Por fim, sempre comprove as informações com dados e fonte de rodapé. Se for um estudo ou pesquisa própria, mencione qual a base do estudo e não importa a ordem de apresentação. Faça com que a história seja coerente, relevante e atraente para os ouvintes.
Qual estrutura usar?
A sua apresentação começa quando seu slide está aberto. Faça ele começar a falar antes de você!
Cada slide precisa contar muito bem a história de maneira objetiva e convincente. Resista a tentação de colocar muita informação e lembre-se de fazer entre 10 a 15 slides de apresentação.
Alguns investidores gostam e preferem estruturas que comecem pelo problema e seguem uma linha de raciocínio clara para destrinchá-lo. Mas a ordem não importa, desde que tenhas um fluxo de informação coerente com o seu storytelling.
Eu não quero reinventar a roda, pois existem diversos conteúdos sobre como estruturar pitch, inclusive vário aqui da ACE - e você pode aproveitar todos!
>> Os principais slides de um Deck de Investimento;
>> Como fazer um bom pitch para investidores e aceleradoras;
>> Pitch, please! Não existe bom projeto que resista a uma apresentação ruim.
Porém, quero te mostrar um resumo de importância para agregar no seu conteúdo. Tenha este ciclo em suas mãos e não se esqueça: Você está informando E entretendo!
Por fim, comprove todas as informações através de dados e busque não forçar a barra, traga números reais para a mesa, assim as análises poderão ser mais coerentes.
O seu deck pode passar por alguns lugares em tempos diferentes, logo, adicione no final da sua apresentação a data e o seu contato para que possam chegar a você de maneira simples e rápida.
E aí, está pronto?
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