Um bom pitch é fundamental ao apresentar sua empresa para investidores – e até para se inscrever para uma aceleradora de startups. O deck de slides é um dos elementos dessa apresentação, esteja você mostrando pessoalmente ou enviando o material.

Existem três pontos fundamentais para um bom deck de slides: a estrutura, a postura e o design.

>> Leia também: Pitch, please! Não existe ideia boa que resista a uma apresentação ruim

O principal deles é a estrutura, a arquitetura de informação e disposição de ideias. É a “cola” de todo raciocínio.

Estrutura de um bom pitch deck

E você sabe qual é a estrutura fundamental necessária para um bom pitch deck?

Ao longo de nossa experiência de cinco anos acelerando startups, aprendemos alguns dos princípios fundamentais para a construção de um bom deck de slides.

Quero construir um pitch deck exemplar!

Em geral, as melhores apresentações têm em torno de 12 slides e tocam em alguns pontos fundamentais.

Conheça os principais.

Problema:

Descrição de quem é o seu cliente, qual a dor que ele tem e como a sua startup o resolve.

Visão geral do produto:

O que a empresa faz, para quem e por que é atraente. Se já tiver um demo do seu produto, aproveite e inclua o link de acesso.

Principais Stakeholders:

Quem são os fundadores e outros membros-chave da equipe? Lembre-se sempre que equipe é um elemento fundamental para o sucesso de qualquer startup.

Oportunidade de mercado:

Não deixe de mostrar o seu tamanho do mercado e o que vai te levar ao crescimento. Esse é o tipo de informação que investidores fazem questão de ver.

>> Veja mais: Tamanho de mercado além do básico

Paisagem competitiva:

Quem são seus concorrentes e por que você vai torná-los irrelevantes? Por favor, não caia na ilusão de que sua empresa não tem concorrentes.

Estratégia Go-to-Market:

Como a empresa vai vender o seu produto, em detalhe, incluindo cerca de quanto vai custar para construir esse motor de vendas.
Quero construir um pitch deck exemplar!

Fase de desenvolvimento:

Em que pé está o desenvolvimento do seu produto? Como estão suas estratégias de aquisição de clientes? Não se esqueça de mostrar a evolução da tração ou aquisição de clientes , se houver.

Riscos e Desafios Críticos:

Todo mundo sabe que vida de startup não é fácil, então mostre para os potenciais investidores o que pode dar errado e como a empresa planeja gerenciá-lo

Projeções Financeiras:

Números, números e mais números. Esses com certeza não vão ser os slides mais bonitos, mas certamente são os que vão ser analisados com mais cuidado pelos investidores.

Opções de Exit:

O Exit um momento fundamental para o investidor, então mostre para ele quais são os caminhos até lá. Se já tiver casos no mercado, cite como exemplo.

Requisitos do investimento :

Quanto a empresa esta levantando? Mas tome cuidado para não apenas jogar um número. Mostre como o dinheiro vai ser usado e quais marcos devem ser atingidos graças ao investimento nos próximos 6, 12 e 24 meses.

Modelo de pitch deck

Sabemos que é muita informação, então para ajudar preparamos um modelo para você baixar. A ideia é que ele sirva de inspiração para a montagem da sua apresentação.

Além do modelo, você também receberá uma série de emails com as melhores (e piores práticas) a que deve se atentar quando estiver montando sua apresentação.

Baixe o modelo de pitch deck gratuito

Outros conteúdos gratuitos

Esse modelo de pitch deck faz parte da nova página de educação da ACELá você encontra uma porção de materiais criados pela nossa equipe e disponibilizados gratuitamente.

Quero acesso a cursos gratuitos


TAGS: , , , , , , , , , , , ,