Como a ACE se tornou uma empresa de inovação

Por LG Lima - 11 Oct 2019, 15:32
Como a ACE se tornou uma empresa de inovação

Em junho deste ano, lançamos para o mercado uma nova ACE (você pode conferir as matérias que saíram na imprensa aqui, aqui e aqui). Foi um verdadeiro turnaround na forma que a ACE se posiciona e se comunica com empreendedores, investidores, mentores, executivos de grandes empresas, parceiros e demais stakeholders.

A grande mudança? Deixamos de ser uma aceleradora de startups para ser uma empresa de inovação. O anúncio pegou muita gente de surpresa, afinal, por que mexer em uma empresa que foi três vezes eleita a melhor da América Latina?

Desde que foi criada em 2012, a empresa mudou, evoluiu e cresceu. Nasceu como Aceleratech com a proposta de ajudar empreendedores de startups, oferecia mentoria de professores da ESPM e um lugar para as startups ficarem, além de investimento de capital. A partir de 2014, começou um movimento de grandes empresas procurarem ajuda para se aproximar e relacionar com startups, foi então que nasceu a Aceleracorp, uma espécie de unidade dedicada para essa finalidade.

Com o crescimento do ritmo de aceleração das startups e do relacionamento com as empresas, em 2016 começou um processo de regionalização, com a inauguração de unidades em Goiânia e Curitiba, e, posteriormente, Brasília e Florianópolis. A expansão da rede também se deu internacionalmente, com a filiação na Draper Venture Network e a parceria exclusiva com o Google Launchpad.

No final de 2018, a inauguração de uma nova sede em São Paulo, com quatro andares dedicados a inovação, foi um marco dessa jornada de empreendedorismo. Há andares dedicados tanto para startups quanto grandes empresas, como também áreas para alimentação, realização de reuniões e eventos.

A evolução da marca

Quando analisamos tudo isso, os números são impressionantes: mais de 300 startups aceleradas, 111 investidas, 14 exits e 100 programas de inovação com quase 40 grandes empresas. Tudo isso com um time que já passou de 60 pessoas. Assim, surgiu a pergunta: qual é o nosso próximo passo?

Fomos então entender a percepção da marca ACE na cabeça das pessoas que se relacionam com a gente, de empreendedores a parceiros, para saber o que realmente faz da ACE a ACE. O que descobrimos? Quatro elementos nos tornam únicos, são eles: DNA de Inovação, Mindset Empreendedor, Fazedores (skin in the game) e Geradores de Valor Real (resultados).

Somos empreendedores e a inovação está no nosso DNA. E, de verdade, faz todo sentido! As startups só existem porque inovam em suas áreas, através de empreendedores sonhadores e corajosos que fazem acontecer. A ACE nasceu para ajudar empreendedores de alto potencial, e, no meio do caminho, começou a ajudar executivos.

Desse trabalho de aprofundamento dos atributos da marca, posicionamento, proposta de valor e análise de mercado, nasceu nosso objetivo para 2019 e próximos anos: ser líder em inovação na América Latina.

Uma nova estratégia com ações táticas acompanha o turnaround do posicionamento da marca, com uma nova hierarquia de logos e submarcas para unidades de negócios, ACE Startups e ACE Cortex, nova predominância de cores, tipografia, texto e vídeo manifesto, tom de voz, site e a assinatura Innovation for doers.

ACE

Empresa de Inovação, que investe em startups e impulsiona empresas a novos patamares de mercado e a criação de seu futuro.

ACE Startups

É a empresa de investimentos. Entrega aos melhores empreendedores uma plataforma com capital, expertise e networking de alto nível. Investe e trabalha junto com as startups em todas as fases do Seed.

ACE Cortex

É a consultoria de inovação. Alavanca grandes corporações ao futuro de seus atuais e novos mercados. Constrói e executa junto à liderança e colaboradores, estratégias de inovação que obtém resultados reais.

Para dar rosto e voz para esse novo momento, lançamos a webserie ORIGEM com os partners da ACE. A cada episódio, uma nova história, com curiosidades e fatos interessantes.

Voltando ao título deste artigo e colocando em forma de pergunta, como a ACE se tornou uma empresa de inovação?

Sendo Growthaholics.

Por: LG Lima

Posts relacionados

Assine a Growthaholics

E receba as melhores dicas para a sua empresa crescer.