Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

3 passos para inovar dentro da sua empresa

Em geral, grandes empresas funcionam como navios: já possuem rota definida e uma grande estrutura para ir de um lugar ao outro. Esse tipo de operação é segura e gera certa previsibilidade nos resultados, o que é bom, mas também pode ser um grande cemitério para a inovação.

Por que? A metáfora já é bem explicativa: é bem difícil manobrar um navio do que um barco menor. Basicamente, existe um mundo de processos e aprovações que tiram toda a agilidade do empreendedor. E quanto mais engessada a companhia (até pequenas e médias empresas entram nesse bolo), mais complexa é a inovação. Então como eu faço para de fato começar algo novo? O ato de praticar a inovação dentro de uma corporação é definido como intra-empreendedorismo.

De início, você pode seguir alguns passos básicos.

Coloque a ideia no papel

“Mais vale um lápis curto do que uma memória longa”, disse o filósofo. Esquematize a sua ideia: pode ser um business model canvas, uma apresentação básica, um documento simples ou até um papel de pão. O importante aqui é você registrar sua ideia em algum lugar; assim, você mesmo consegue refinar o seu pensamento e imaginar novos desdobramentos para a sua inovação.

Reserve um tempo para o projeto

Aqui começa o seu esforço pessoal: você precisa reservar um tempo para o seu novo projeto. Reserve meio período ou um dia inteiro dentro de uma semana para tocar a sua ideia. Mas não espere compreensão, ajuda ou “café com leite” do seu chefe e das suas obrigações: você precisa continuar entregando tudo o que promete dentro do prazo, e todas as novas atribuições com o seu projeto serão adicionais ao seu trabalho diário.

Um dos grandes “matadores” de inovação é o seguinte: empolgado com as perspectivas do seu novo negócio, o funcionário deixa de cumprir suas obrigações rotineiras. “Ele só se preocupa com o que não é importante”, diria o seu chefe. E não queremos que isso aconteça de jeito nenhum: pode ser que ele esteja errado!

Busque parceiros dentro da empresa

Uma vez com a ideia planejada, é a hora de procurar companheiros de jornada: sim, é mais fácil quando você tem um grupo! No momento de escolher, busque pessoas fora da sua área para complementar a sua estratégia: um time completo tem alguém de marketing, alguém de vendas, alguém de desenvolvimento, alguém de produto…

Nessa hora, o cafezinho é a sua maior arma. Não precisa chegar com nada muito estruturado: um convite para um café e aquele papel que você anotou sua ideia apaixonante e viável já bastam! Essa equipe vai te ajudar a validar e amadurecer o seu projeto.

BÔNUS: Veja mais 3 passos no vídeo

YouTube video

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo