Você sabe definir o preço da sua empresa? Qual é a diferença entre preço e valuation? Conhece os métodos que você pode utilizar para chegar no valor ideal? E como avaliar um bom momento de venda? Neste episódio de Growthaholics, Pedro Waengertner conversa com o Luiz Fernando, Venture Capital Associate na ACE Startups, e o Luiz Fialho, Head de CVC na ACE Cortex. O tema é sobre valuation, precificação de startups, métodos adequados e bolha de mercado. Ouça mais!
Definindo o valor da sua empresa
Colocar um preço na sua empresa pode ser um processo complexo e, às vezes, subjetivo. Afinal de contas, como colocar um valor em time e cultura? Por isso, conhecer diferentes métodos de precificação pode sanar dúvidas e preencher gaps importantes no seu valuation. Utilizar todos os métodos ao alcance pode oferecer uma precificação mais próxima do valor ideal.
Entender o nicho em que a empresa está inserida, o contexto econômico e social, se é no Brasil ou lá no Japão: tudo afeta o preço. Mas e a bolha? Identificar a bolha de mercado faz parte do processo. Não existe empreendedor pessimista, sempre achamos que teremos uma oportunidade ainda melhor de venda depois de alcançar alguns marcos específicos, mas nem sempre isso é verdade. Um bom timing pode definir o sucesso da sua transação.
A pandemia, por exemplo, fala muito sobre a liquidez do mercado. Há um crescimento da digitalização de empresas, de procura por marketplace e de surgimento de startups nesse formato. Todos querem uma oportunidade, mas muita gente não sabe como executar. Saber navegar nesse mercado e como criar valor é determinante para a empresa.