A Bakuara nasceu em 2008 como uma consultoria em gestão de resíduos sólidos, desta data até final de 2014 nos consolidamos como consultoria com foco na construção civil. Só que tínhamos muito esforço customizando os serviços, resolvendo pepinos complicados e de baixo impacto em troca de uma remuneração abaixo do que esperávamos.
E também era muito difícil sair de impasses entre os dois sócios, sentíamos falta da opinião de uma terceira pessoa, o que as vezes travava processos importantes para a evolução do negócio.
Foi aí que veio a ideia, porque não usamos a tecnologia para aumentar nosso impacto, ampliar a nossa atuação e focar nossa energia em resolver um grande problema do cliente por vez?
Logo tivemos contato com a Aceleratech, e ainda sem produto fomos convidados para participar do processo da AceleraCorp, onde grandes empresas terceirizam seu processo de inovação, que fica 4X mais barato e mais rápido quando feito por start ups como nós.
Assim, em março de 2015 estávamos iniciando nosso processo na Aceleratech e no mundo das empresas de tecnologia. Utilizando a metodologia lean, fizemos muito testes que verificavam se a dor que a gente detectou no cliente era real, se a gente conseguia fazer um produto que solucionava essa dor e se a gente o entregava de uma maneira que o mercado fosse receptivo.
Além de workshops com temas variados como: user experience, estratégia, marketing tools, investimento, entre outros, tínhamos assessoria próxima e informal de profissionais incríveis que empreendem na prática e continuam superando desafios em suas próprias iniciativas. E nessas assessorias esclarecíamos impasses entre nós com a opinião de um especialista, algumas vezes até com mentores de fora da Aceleratech.
Quatro meses depois, estamos com o produto em sua versão alfa, em primeira fase de vendas, recebemos investimento de uma grande empresa e estamos muito mais maduros e preparados para expandir as vendas, melhorar o produto e tocar nossa empresa.