Antes de estar em uma aceleradora, era bem difícil entender a realidade aqui. A nossa equipe não achava necessário participar de uma aceleração, achávamos que o processo era muito óbvio e que só daria uma pequena vantagem ao se conversar com os investidores. Mesmo assim, após sabermos por um amigo do meio de Startups sobre um processo novo na Aceleratech (AceleraCorp) que trazia uma big player do mercado de construção participando da aceleração com toda a expertise e contatos comerciais, decidimos nos aplicar.
A experiência, desde o primeiro email enviado foi ótima, todos muito atenciosos e explicavam detalhadamente os próximos passos, sendo claros e objetivos. Após virmos apresentar o projeto e finalizarmos o deal demorou menos de um mês e em menos de 1 semana, já estávamos dentro da Aceleratech, participando de workshops e mentorias.
Já na primeira semana da aceleração, vimos que nossas suposições estavam totalmente equivocadas… Aqui aprendemos muito e muitas vezes vimos o que já sabíamos, mas com outros olhos e tudo era diferente! O que mais tive dificuldade em aprender, mas é essencial para toda Startup é FOCO, e todos na Aceleratech nos indicavam o caminho para que nós entendêssemos a importância e impacto de cada ação dentro da startup. Outro ponto que me deixou muito satisfeito foi a confiança mútua que aqui se passa. Poder conversar sobre as dúvidas e dificuldades com sinceridade e de forma realista, o que é muito raro e faz muita diferença no dia a dia e na tomada de decisão. Aqui dentro, as portas estão sempre abertas. Por mais ocupada que a pessoa seja, sempre arruma 30 minutos para ajudar sua startup e dar bons conselhos.
A escolha da Aceleratech foi também estudada! Pesquisamos, procuramos referências e discutimos com muitos amigos sobre a aceleradora e tudo convergia para um ponto: A Aceleratech é a melhor! Especialmente para nos ajudar no estágio de maturidade que estávamos, já que os caras são feras em marketing e vendas! E nisso nós tínhamos muito a aprender. Mesmo depois do fim da aceleração, ainda aprendemos mais a cada dia, com os mentores e com todo o alumni, dentro das comunidades, que são encontros de várias startups em estágios distintos, mas que passaram pelos mesmos desafios, e isso SEMPRE é muito enriquecedor.
Sobre a relação com os investidores ,antes de acelerar achávamos, de que participar de uma aceleração fazia apenas uma pequena diferença com os investidores, e estávamos muito enganados. Ser indicado pela Aceleratech faz toda a diferença!! E se você parar para pensar, faz sentido! Imagine você, investidor profissional, que vai a eventos e tem o seu email em todo local! Você recebe dezenas de email por semana falando o porque cada startup é a próxima nova grande oportunidade, e você provavelmente não terá tempo para ler nem metade delas. Nesse momento você prioriza aquelas que já estão com um nível de maturidade apurado e acompanhado de perto por quem você confia, e a Aceleratech já tem renome e uma ótima relação com os principais investidores (anjos ou fundos) do país!
De workshops e mentorias com os caras mais fo%@$ (como diz nosso amigo Sean, o Gringo) até os happy hours com muita música e Stannis, estar aqui foi, sem dúvida, uma grande experiência de vida e tenho certeza que seremos sempre muito bem vindos, pois, como todos aqui fazem questão de dizer, somos todos a família Aceleratech!