Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Transformação Digital: por que a cultura é a chave desse processo?

O primeiro passo é aceitar que se a sua empresa, mesmo sendo líder de mercado, não adotar processos ágeis e transformar seus negócios digitais corretamente, logo se tornará irrelevante para o consumidor digital.

A Transformação Digital oferece às organizações a oportunidade de desenvolver times mais produtivos, entender o comprador moderno, interagir com ele, e atender às suas expectativas de uma experiência única através de canais digitais.  

Transformação Digital na vida real

De acordo com a Harvard Business Review, em pesquisa realizada meses antes da pandemia se consolidar, os riscos da transformação digital já eram a preocupação número um da direção das empresas, ainda assim mais de 70% das iniciativas de transformação digital não atingem suas metas e US$ 1,3 trilhão são gastos e US$ 900 bilhões desperdiçados.

A luz vermelha já estava acesa.

Felizmente, existe uma crescente percepção entre os CEOs de que a transformação dos negócios digitais, é mais do que uma questão de tecnologia. Esta também deve implicar na transformação do modelo de trabalho, na cultura dos seus colaboradores, e na maneira em que a empresa desenvolve novos produtos.

A cultura é o combustível da mudança mas, se a sua empresa quer realmente ter resultados reais, deve começar com a mudança no sistema organizacional, porque, sem isso, a cultura não irá realmente mudar.

O sistema organizacional possui forte influência no pensamento e no comportamento das pessoas.

Não adianta gastar centenas horas com palestras sobre mindset, realizar dinâmicas animadas em grupo, trabalhar de bermuda e ter um escorregador no escritório se a empresa tem uma estrutura organizacional que favorece o comando e controle.

Espaço físico ajuda a inovar?

Quando a estrutura é falha os colaboradores não se sentem no direito de contribuir, de dar sugestões de modo a influenciar no resultado final. Ao contrário, os indivíduos procuram ao máximo seguir ordens e não se arriscar para não falhar.

Esse formato mata a inovação e agilidade.

Vivi muito disto em meus desafios em grandes empresas ao perceber que ainda mais do que um desafio tecnológico, de transformação digital, o principal desafio era de transição cultural, de comportamento, ao afinal, muito humano.

transformação Digital e cultura

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Encontre quem transforma o hoje e lidera o amanhã

26 de julho de 2024 – São Paulo