Em primeiro lugar, acho válido começarmos este post com uma pergunta. Afinal, o que define uma crise? Se buscarmos seu significado, a palavra permeia por vários âmbitos. Da medicina à sociologia. Mas, trazendo isso para mais perto de nós, podemos simplesmente dizer que crise é um estado de súbito desequilíbrio ou desajuste nervoso, emocional.
E é realmente por isso que temos passado nos últimos dias. Uma crise que envolve a saúde mundial, que afetou de maneira muito significativa toda a economia.
Uma questão de perspectiva
Ao mesmo tempo, estamos vendo muitas empresas Jogando no Ataque. Se reinventando, e criando coisas novas. Como disse acima, não temos uma definição concreta sobre o que é a crise. Sendo assim, o seu cognitivo é o que vai definir a sua forma de pensar e agir sobre isso. Se vai fazer disso, uma oportunidade – ou não.
Não temos parâmetros e precedentes para nos balizar. Não sabemos ao certo como agir. Mas, mais do que nunca, o empreendedor deve fazer uma leitura do cenário e de suas perspectivas. O principal fator de sucesso durante a crise é não se retrair. É atacar!
> Especial Covid-19- Manual do CEO: liderando na crise
> Como encarar crise e recessão como founder de uma startup?
A hora do ataque
Em outras palavras, temos muitas dores no mercado para serem resolvidas, e querendo ou não, o tempo que temos é o agora. Não podemos parar. E, a fim de nos inspirar ainda mais, nada melhor de ouvir experiências e cases de sucesso de quem está nas trincheiras.
>Quais são seus heróis empreendedores?
No episódio do Growthaholics dessa semana, debatem junto com Pedro Waengertner, dois CEOs que são um exemplo de como combater a crise e se adaptar ao Novo Normal.
- Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multilaser, empresa com 15 marcas em seu portfólio e mais de 3 mil produtos. Hoje, estão presentes em diversos setores.
- Pedro Englert, CEO da StartSe, escola de negócios referência, que respira empreendedorismo e inovação e busca não apenas ensinar, mas também transformar e evoluir seus alunos, para que possam sempre se adaptar ao mercado
Aperte o play e escute o debate completo!