Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Especial Covid-19- Manual do CEO: liderando na crise

“Mar calmo nunca fez bom marinheiro”. Diz o ditado que já escutamos inúmeras vezes, ao longo de nossas vidas. Com ele, podemos refletir sobre nossa resiliência, força de vontade e capacidade de sermos flexíveis e nos adaptarmos às mais diversas situações. Afinal, o mar é imprevisível e um bom marinheiro precisa estar preparado para o que der e vier. Agora, aplicando tudo isso em nossa realidade e contexto no qual estamos vivendo, vem a pergunta: Como podemos – e iremos – navegar na tempestade?

Reconhecendo o problema

Acredito que você, em algum momento, achou que esta crise não chegaria a nos afetar. Sei que soa um pouco egoísta, mas é da nossa natureza. Quando se trata do pior, temos uma breve certeza de que isso nunca irá nos atingir.

Mas atingiu. A nós, e o mundo todo.

Tivemos que tomar muitas decisões em um curto período de tempo e sob muita pressão – condições nada ideais, porém reais. Negócios tiveram que ser reinventados da noite para o dia, assim como produtos e serviços oferecidos.

Lidando com o desconhecido

Estamos vivendo uma crise como nunca vista antes. Não temos precedentes de como lidar com a situação.

Não é apenas uma crise financeira. É uma crise que envolve emoção, pois afeta a saúde de milhares de pessoas – inclusive de pessoas queridas e próximas.  É delicado e tudo deve ser olhado com muito cuidado.

No âmbito dos negócios, é preciso que estejamos preparados para lidar com o cenário menos favorável. Como se o lockdown fosse durar até o final do ano. Adotar medidas mais pessimistas auxilia a encarar o processo de decisão nesta etapa com mais frieza e pés no chão.

Teremos que enfrentar muitos trade-offs – alguns deles nada fáceis – porém necessários para nos dar fôlego mais à frente.

> Como preservar pequenos e médias empresas no Brasil

A importância do líder

Dentro de um cenário incerto, o líder assume um papel  ainda mais importante. Os colaboradores buscam por tranquilidade, e você, no papel de líder, é o incumbido de passar isso aos demais. Nesta jornada, existem dois principais pontos que devem ser adotados:

  1. Você no centro das atenções: como líder, os olhos estão 100% voltados a você. É importante passar a mensagem de que você – e sua equipe – estão fazendo e tomando todas as medidas necessárias;
  2. Comunicação: essa é palavra-chave. Comunicação interna – com colaboradores – e externa – com clientes e fornecedores. As pessoas querem e precisam se sentir parte, incluídas.

Outro ponto importante para podermos navegar durante a tempestade: interesses alinhados. É algo que deve ser cultivado desde muito antes, mas que em momentos como esse, faz toda a diferença. A motivação somada à sensação de pertencimento, faz uma equipe ser imbatível e dar o seu melhor, por mais que o cenário seja complicado.

Acompanhe mais sobre o debate do tema escutando o nosso podcast abaixo!

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo