“Mar calmo nunca fez bom marinheiro”. Diz o ditado que já escutamos inúmeras vezes, ao longo de nossas vidas. Com ele, podemos refletir sobre nossa resiliência, força de vontade e capacidade de sermos flexíveis e nos adaptarmos às mais diversas situações. Afinal, o mar é imprevisível e um bom marinheiro precisa estar preparado para o que der e vier. Agora, aplicando tudo isso em nossa realidade e contexto no qual estamos vivendo, vem a pergunta: Como podemos – e iremos – navegar na tempestade?
Reconhecendo o problema
Acredito que você, em algum momento, achou que esta crise não chegaria a nos afetar. Sei que soa um pouco egoísta, mas é da nossa natureza. Quando se trata do pior, temos uma breve certeza de que isso nunca irá nos atingir.
Mas atingiu. A nós, e o mundo todo.
Tivemos que tomar muitas decisões em um curto período de tempo e sob muita pressão – condições nada ideais, porém reais. Negócios tiveram que ser reinventados da noite para o dia, assim como produtos e serviços oferecidos.
Lidando com o desconhecido
Estamos vivendo uma crise como nunca vista antes. Não temos precedentes de como lidar com a situação.
Não é apenas uma crise financeira. É uma crise que envolve emoção, pois afeta a saúde de milhares de pessoas – inclusive de pessoas queridas e próximas. É delicado e tudo deve ser olhado com muito cuidado.
No âmbito dos negócios, é preciso que estejamos preparados para lidar com o cenário menos favorável. Como se o lockdown fosse durar até o final do ano. Adotar medidas mais pessimistas auxilia a encarar o processo de decisão nesta etapa com mais frieza e pés no chão.
Teremos que enfrentar muitos trade-offs – alguns deles nada fáceis – porém necessários para nos dar fôlego mais à frente.
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A importância do líder
Dentro de um cenário incerto, o líder assume um papel ainda mais importante. Os colaboradores buscam por tranquilidade, e você, no papel de líder, é o incumbido de passar isso aos demais. Nesta jornada, existem dois principais pontos que devem ser adotados:
- Você no centro das atenções: como líder, os olhos estão 100% voltados a você. É importante passar a mensagem de que você – e sua equipe – estão fazendo e tomando todas as medidas necessárias;
- Comunicação: essa é palavra-chave. Comunicação interna – com colaboradores – e externa – com clientes e fornecedores. As pessoas querem e precisam se sentir parte, incluídas.
Outro ponto importante para podermos navegar durante a tempestade: interesses alinhados. É algo que deve ser cultivado desde muito antes, mas que em momentos como esse, faz toda a diferença. A motivação somada à sensação de pertencimento, faz uma equipe ser imbatível e dar o seu melhor, por mais que o cenário seja complicado.
Acompanhe mais sobre o debate do tema escutando o nosso podcast abaixo!