Métricas é um dos assuntos que empreendedores enfrentam mais dificuldades. E entre elas, o Life Time Value, ou LTV, é uma das que mais se destaca. Em combinação com o Custo de Aquisição de Clientes, essa métrica tem um grande impacto em diversas etapas do negócio, sobretudo as estratégias de marketing.

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Para ajudar a entender melhor essa métrica, nosso acelerador Sulivan Santiago preparou um vídeo em que explica o conceito e por que é fundamental manter essa métrica sempre em vista.

O que esperar do Life Time Value

A maneira correta de se calcular o LTV varia caso a caso, conforme o modelo do negócio. Mas seja qual for a fórmula aplicada, o resultado deve indicar quanto dinheiro um cliente deixa para sua empresa ao longo de todo o relacionamento mantido por vocês.

Com esse número em mãos, fica mais fácil medir os limites do esforço de marketing para atração de clientes. E, consequentemente, o CAC ideal. Em média, o recomendado é que o LTV seja no mínimo 3 vezes o custo de aquisição de clientes.

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