Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Como a Kovi usou os serviços AWS para escalar o seu negócio

Encontrar um fornecedor de tecnologia que tivesse flexibilidade para acompanhar o crescimento da empresa foi o primeiro grande desafio da startup Kovi. No início de sua operação, a empresa procurava por um parceiro estratégico, que oferecesse soluções capazes de atender todas as frentes estratégicas da companhia. Foi na Amazon Web Services (AWS) que os fundadores Adhemar Neto e João Costa encontraram as soluções necessárias para alavancar o crescimento do seu negócio. 

Como tudo começou na Kovi

A Kovi nasceu em junho de 2018. A experiência de Adhemar Neto e João Costa no setor de mobilidade urbana foi essencial para a criação da startup. Como já tinham trabalhado no setor, respectivamente como gerente geral e diretor de produtos da 99, os dois empreendedores puderam acompanhar de perto as principais dores dos motoristas de aplicativo e entender que tipo de soluções faltavam para esse público.

Na visão deles, a maior dor dos motoristas de aplicativo é o alto custo relacionado à gestão e manutenção do automóvel, o que inclui os gastos com parcelas de financiamento ou aluguel do carro, seguro, combustível e limpeza. Essa percepção de Neto e Costa embasou a fundação da Kovi e seu principal produto: um aluguel único, que contempla IPVA, licenciamento, revisões preventivas, seguro e atendimento 24 horas para emergências.

Com mais de quatro anos de operação, a Kovi já recebeu US$ 164,6 milhões em cinco rodadas de investimento, segundo informações coletadas pelo Crunchbase. O último aporte foi uma rodada Series B, em agosto do ano passado,  na qual a companhia captou US$ 100 milhões. Hoje, a startup tem mais de 11 mil motoristas cadastrados, uma frota de automóveis superior a 12 mil carros e mais de 700 colaboradores. 

Parceria estratégica com a AWS

Por já ter nascido como uma empresa 100% digital, a criação de uma plataforma de tecnologia robusta e confiável, que acompanhasse o crescimento da operação, foi o primeiro grande desafio da Kovi. “Precisávamos de um fornecedor de tecnologia que escalasse junto conosco e não exigisse altos investimentos iniciais, seja de infraestrutura ou de conhecimento”, diz Costa.

YouTube video

O objetivo principal era conseguir um fornecedor que oferecesse soluções de tecnologia para todas as frentes estratégicas da companhia:

  • Construção de um website, onde os clientes conseguem acompanhar e gerenciar suas contas;
  • Desenvolvimento de um aplicativo para que motoristas parceiros façam o registro de suas despesas e ganhos;
  • Criação de uma plataforma capaz de realizar o cadastro dos motoristas e realizar uma avaliação de risco com base em um algoritmo feito pela empresa;
  • Estruturação de toda a base de tecnologia da empresa, com aplicações dedicadas para a gestão de contratos de aluguel e pagamento, assim como para o acompanhamento da frota e outras atividades operacionais;
  • Integração de diversos canais de atendimento em uma única plataforma, para uma melhor experiência dos motoristas;
  • Estabelecimento de um data warehouse para concentrar todas as informações da empresa, incluindo dados gerados em tempo real por dispositivos IoT instalados nos automóveis.

A escolha certa

Para Costa, a AWS foi o parceiro estratégico ideal para as demandas da Kovi. “Na época, as soluções de outros provedores não estavam muito maduras. Fora que a facilidade de integração com a solução AWS é muito grande”, afirma. O preço dos serviços – mais baratos do que a manutenção de servidores físicos, por exemplo -, assim como a rapidez e atenção do time de suporte também chamaram a atenção do empreendedor.

A Kovi acabou contratando quatro produtos diferentes, mas complementares, da AWS: o AWS Fargate, AWS Lambda, Amazon DynamoDB e AWS Elastic Beanstalk. A combinação dessas soluções permitiu à empresa automatizar uma série de processos, extrair insights valiosos da operação e criar canais para interação e atendimento dos consumidores. Isso tudo com um alto custo-benefício e mantendo a flexibilidade tão desejada pelos fundadores.

Se você quiser mais detalhes sobre a parceria estratégica entre a AWS e a Kovi, clique aqui.

Quer mais conteúdo? Nós temos!

Caso você queira saber mais sobre empreendedorismo de tecnologia, o podcast “Deixa com Elas” é a pedida certa. Fruto de uma parceria da ACE com a Amazon Web Services (AWS), o programa passa pelas dores e as delícias da jornada empreendedora. Cada episódio mostra um  estágio dessa aventura, com conversas que debatem a fundo as etapas de ideação, aceleração, product market fit, escala e muito mais!

Episódio 1

Episódio 2

Episódio 3

Episódio 4

Episódio 5

Episódio 6

Episódio 7

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo