Retrospectiva: a notícias mais marcantes de 2019

Por Renata Sagradi - 19 Dec 2019, 07:42
Retrospectiva: a notícias mais marcantes de 2019

2019 foi um ano muito intenso, talvez o melhor até agora para as startups brasileiras. Vamos à lista dos assuntos que deram o que falar no que toca inovação e empreendedorismo. 

As doideiras de Elon Musk

Elon Musk e todos os seus feitos têm sempre um lugar cativo na Growthaholics. Neste ano, destacamos desde suas iniciativas com a Starlink, e os milhares de satélites para democratizar o acesso à internet, até o Cybertruck e sua apresentação já no finzinho do ano, que deu o que falar. Somamos também sua ainda misteriosa Neuralink, com uma perspectiva visionária entre a humanidade e a inteligência artificial. 

A novela WeWork

Outro tópico que debatemos à exaustão foi a novela pós-tentativa de IPO da WeWork. Masayoshi Son, criador do SoftBank, é um cara extremamente visionário, e ainda devemos aguardar para ver onde, de fato, suas apostas vão chegar. No caso da WeWork, houve um descasamento financeiro, onde ela queria chegar a um valor muito superior ao real. Partiu de um valuation de U$ 47 bilhões de dólares para US$ 8 bilhões pós fiasco.

Os IPOs tech

Ainda na onda de oferta inicial de ações, os IPOs tech ficaram devendo à expectativa do mercado. Uber e Lyft puxaram seus valores para baixo – e seguem assim, com uma desvalorização de cerca de 30%. Quem conseguiu uma performance interessante foi o Zoom, que chegou ao IPO já com contas equilibradas, Porém, agora sofre com a concorrência do Microsoft Teams, que ganhou muito espaço. 

As empresas trilionárias

Foi também, a primeira vez na história que uma empresa ultrapassou o valor de US$ 1 trilhão. A Apple puxou a fila – impulsionada principalmente pela venda de hardware e a oferta de novos serviços. Em seguida vem a Amazon de Jeff Bezos e, por fim, a microsoft também bateu o valor. Não por acaso, todas são empresas de tecnologia. 

Por: Renata Sagradi

Posts relacionados

Assine a Growthaholics

E receba as melhores dicas para a sua empresa crescer.