Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

O que os investidores analisam nas startups?

Quando falamos em investir em uma startup, quase sempre nos vem à cabeça os valores estrondosos levantados durante as rodadas (falando mais especificamente das mais avançadas, C, D, E, etc…). Mas, por outro lado, você já se perguntou o que os investidores avaliam startups? Quais os critérios que são levados em consideração? 

Recentemente o Brasil e América Latina têm se destacado bastante na hora de atrair investidores. Isso se dá pelos mais diversos motivos econômicos, como, por exemplo, a baixa das taxas de juros, o que faz com que os investimentos de risco se tornem mais atrativos

Ok, existem muitas oportunidades rolando. Mas ao final do dia, as expectativas entre investidor e investido têm que estar muito alinhadas. Neste post (e no episódio do podcast Growthaholics, claro), vamos abordar algumas etapas do investimento em startups e o que esperar em cada uma delas, levando em conta o olhar do investidor.

Tive uma ideia! O que fazer?

Qual é a hora certa de tentar captar dinheiro? Antes de responder esta pergunta, devemos pensar em alguns pormenores (lembra quando falamos sobre os tipos de empreendedores aqui?). Você acredita na sua ideia? Acha que existe aderência do consumidor para que ela resolva alguma dor ou problema de mercado? Se sim, bacana. Agora você deve tentar estruturar isso o máximo que conseguir. Falar com pessoas e iniciar um princípio de validação dessa ideia, com um MVP, irão te dar muito mais visão para seguir em frente. 

É interessante que você se planeje para seguir esta jornada “startupeira”. Então ter um respiro financeiro para arcar com os seus custos, em torno de 12 a 18 meses, é bem relevante. Lembrando que o conceito de startup é construir um negócio escalável, por isso, é importante ter tempo para se dedicar às atividades requeridas. Isso mostrará credibilidade ao investidor nos estágios futuros. 

Voltando a pergunta anterior: “tenho uma ideia, é a hora certa de captar dinheiro?” Não. 

É pouco provável que um investidor coloque dinheiro em sua ideia nesta etapa, é necessário um pouco mais de estrutura, principalmente quando falamos das métricas de mercado e do processo do MVP. Aqui, a maioria das pessoas acaba buscando mais suporte e auxílio com parentes e amigos. Ou os chamados FFF, ou seja, Family, Friends e Fools.

>> Leia mais: Programas com startups dão certo?

>> Leia ainda: O que as empresas inovadoras têm em comum?

Qual a próxima etapa?

A próxima etapa, é a que chamamos de pre-seed. Nela entram os investidores anjo e aceleradoras e os valores das rodadas vão, geralmente, de 100 a 200 mil reais. Nesta fase, você deve ser capaz de certificar o seu investidor de que você tem um time obcecado e capaz de validar o problema. É importante mostrar que existe potencial de mercado para resolver esta dor, e que investir vai valer a pena. 

Para entender como funcionam e quais os critérios das próximas etapas de investimento, escute o nosso episódio do podcast!

 

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Encontre quem transforma o hoje e lidera o amanhã

26 de julho de 2024 – São Paulo