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Runway e estratégia de captação: quanto tempo meu round precisa durar?

Quando uma startup pensa em crescimento e escala, captar investimento externo é uma forma de se conquistar mais mercado, incrementar a receita, melhorar o produto, e crescer com mais velocidade. Entre as dúvidas mais frequentes de empreendedores, está quanto tempo a rodada precisa durar. Por quantos meses você financiará o crescimento da empresa com o dinheiro de um aporte? 

A lógica por trás da estratégia do uso de capital, runway, burn rate e crescimento é também fator primordial na análise de uma oportunidade (ou seja, de uma startup em captação) por parte de fundos de venture capital e investidores anjo. Saber quanto de dinheiro você precisa levantar e quanto tempo irá utilizá-lo, depende da sua estratégia, e também, de entender as suas métricas.

Quantos meses de Runway é o recomendado?

Levantar uma rodada de investimento demanda esforço e tempo. Mas muitos empreendedores ainda subestimam o tempo necessário para fechar a captação. O tempo entre abrir as primeiras conversas com potenciais investidores e assinar o cheque leva em torno de quatro a seis meses em estágio Seed. Então planejamento é um elemento chave.  

Há empreendedores e investidores que conseguem fazer todo o processo em menos de um trimestre. Mas também há a possibilidade do fundraising se arrastar por nove meses ou mais, especialmente em rodadas posteriores, quando a diligência é mais aprofundada.

A ACE Ventures demora cerca de 30 dias para tomar uma decisão de investimento. 

Quanto maior for o runway de uma empresa, mais tempo ela tem para atingir os próximos milestones e se preparar para a próxima rodada de investimento. Por outro lado, dependendo do estágio, se uma startup não tem runway suficiente, corre o risco de quebrar antes até de entender o mercado que deseja servir. 

Também não é incomum vermos empreendedores tomando decisões ruins quando estão com “a corda no pescoço”, ou seja, com runway baixo. 

Embora cada startup tenha objetivos diferentes e, portanto, runways diferentes, o CB Insights compartilha algumas estimativas para o intervalo médio de tempo entre as rodadas de investimento para empresas de tecnologia: 12 meses de uma rodada Seed para Series A e 15 meses de uma Series A para Series B.

No mercado brasileiro de Venture Capital, o consenso é que o planejamento entre uma rodada e outra deve durar, em média, 18 meses. A recomendação da ACE Ventures, para que a probabilidade de sucesso das rodadas se maximizem, é que o ideal é planejar pelo menos dois anos de pista. Indústria e a localização, por exemplo, são fatores que podem impactar o cálculo. Esse intervalo de tempo funciona como um período de amortecimento para a implementação de seus planos, mesmo em situações que dificultam o crescimento.

Outro estudo publicado pela Radicle Labs, leva em conta o crescimento de startups em diferentes estágios, e corrobora com a visão da ACE Ventures. Fundadores devem planejar pelo menos 18 a 21 meses de pista, chegando a quase 35 meses para jogar com segurança. O motivo é simples: as coisas geralmente não saem conforme o planejado.

Decolando com o seu runway

Os fundadores quando vão levantar rodadas de investimento, às vezes, explicam seu plano da seguinte forma:

“Estou levantando R$ 2,5 milhões para usar nesta estratégia A de marketing e B de produto, e atingir os milestones X, Y e Z em 18 meses, o que me deixará bem posicionado para a Série A.” 

Esse é um bom racional, mas se o aporte pedido, somado à situação atual de caixa da empresa, for se esgotar em 18 meses ou menos, você pode ter problemas. Não há nenhuma “margem de erro” para não atingir esses marcos X, Y e Z, e qualquer variação do plano original implica em, por exemplo, uma rodada menor ou até “a gasolina acabar” antes do próximo round (o que levará a decisões ruins). 

Se você precisar ter mais dinheiro no caixa em 18 meses, deverá atingir os marcos X, Y e Z em 12 a 15 meses, e não em 18 meses. Sempre lembre-se de levar em consideração os custos operacionais existentes e os novos que você pode precisar ao escalar.

A lição é simples: quando você estiver planejando seu runway, certifique-se de que seja longo o suficiente para a sua partida decolar. Para a maioria das startups, 18 meses é o número mágico. A ideia de assegurar seu runway é dar a você tempo suficiente para voar para o próximo nível de crescimento.

Portanto, certifique-se de que, quando estiver planejando seu runway, esteja apoiando cada movimento com dados concretos do mercado e calculando os custos que terá para suportar toda a operação. Assim você tem espaço suficiente para executar com sucesso sua decolagem.

Glossário: o que é Burn Rate?

Burn Rate é a sua queima de caixa para manter as operações antes de gerar um fluxo de caixa positivo. É forma de medir o seu fluxo de caixa negativo. Existem duas taxas de Burn Rate que você precisa ficar atento:

Burn Rate bruto: se a sua empresa paga em média R$ 40 mil em salários por mês, R$ 10 mil em aluguel e outros R$ 10 mil em equipamentos, licenças de software, etc., você tem um burn rate bruto de R$60.000.

Net Burn Rate (líquido): usando o exemplo acima, mas considerando que você esteja gerando R$ 30 mil em receita por mês, você tem um burn rate líquido de R$ 30 mil.

NET BURN = RECEITA – BURN BRUTO

Lembrando que, somente pode ser considerada uma queima (burn) se a receita não cobrir o Burn Bruto. Ou seja, se a conta acima der negativo, pois se resultar em um valor maior que zero, então a empresa é geradora de caixa.

Glossário: o que é Runway?

Runway, em tradução literal para o português, significa “pista”, ou seja, é a quantidade de tempo até que sua startup encerre as atividades, assumindo que suas receitas e despesas atuais permaneçam constantes. 

Normalmente calculado dividindo a posição atual do caixa pelo burn rate mensal. Digamos que você tenha R$ 300 mil no seu caixa. Se usarmos os mesmos exemplos de acima, com o seu burn rate bruto, você suporta apenas mais 5 meses, mas se você estivesse gerando R$ 30 mil por mês, teria uma pista de 10 meses.

Exemplo 1 (não gerando receita): usa-se o burn rate bruto

Runway = 300.000 / 60.000 = 5 meses

Exemplo 2 (gerando receita): usa-se o net burn 

Runway = 300.000 / 30.000 = 10 meses

Dentro desses dez meses, a startup precisaria não apenas levar seus produtos ao mercado. Mas também manter uma reserva de caixa superior à sua queima – ou conseguir mais uma rodada de investimento.

O CB Insights afirma que ficar sem runway é o segundo motivo mais provável de morte das startups. Por isso, boa parte das startups levantam rodadas de investimento, geralmente, para aumentar seu runway.

Esse conceito faz sentido para startups, empresas em que se tem uma quantia finita de dinheiro para gastar com sua operação. Por isso, podemos fazer a analogia de um avião ficando sem pista para decolar e voar. 

A menos que a empresa possa gerar receita suficiente para cobrir o valor das suas despesas, ou levantar uma rodada de investimento, ou até conseguir alguma outra forma de financiamento antes de atingir o limite de runway, ela irá encerrar as atividades.

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26 de julho de 2024 – São Paulo