Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Qual o impacto das healthtechs no mercado de saúde?

Com a pandemia, nossos olhares se voltaram para o setor da saúde. Mas este mercado já vem passando por transformações há muito tempo. Neste episódio de Growthaholics, Pedro Waengertner conversa com Renato Velloso, CEO do Dr. Consulta, sobre o atual panorama da saúde no país, algumas expectativas para o futuro e é claro, o impacto das healthtechs no mercado da saúde. Vale a pena conferir!

O ecossistema da saúde no Brasil

Saúde é um assunto complexo em nosso país continental. Apesar da existência de um sistema único de saúde público, a população ainda enfrenta dificuldades no acesso à tratamentos, consultas e exames. E é neste cenário que surgem os planos de saúde, como auxílio suplementar ao sistema público.

Baixe agora o Growthinsights: o melhor report sobre inovação e wellness 

Entretanto, essa opção ainda é limitada a uma pequena parte da população – pesquisas indicam que apenas 20%. Planos de saúde são alternativas caras, muitas vezes condicionadas a empregos fixos, por exemplo.

Dentre essas duas opções, iniciativas são criadas para fornecer um serviço similar ao da rede privada com preços mais acessíveis, como é o caso do Dr. Consulta. Prova disso são os investimentos na área. Apenas em 2020, mais de US$ 100 milhões foram investidos em healthtechs no Brasil, divididos em mais de 50 negócios fechados.

Porém quando se trata de healthtechs, as áreas são as mais diversas, desde exemplos como o Dr. Consulta, passando por aplicativos de meditação e até pesquisa avançada em genética.

Veja também >> Inovações na saúde: o que 2020 trouxe para o setor? <<

O impacto das healthtechs no mercado de saúde

Muitos comparam o potencial impacto das healthtechs com o das fintechs. Mas como seria esse unbundling do setor da saúde? Seria realmente vantajoso?

A verticalização ainda é um meio de diminuir os custos de um setor que só tende a crescer. Com uma medicina diagnóstica cada vez mais eficiente, uma população mais velha, uma abrangência territorial maior, podemos dizer que o setor da saúde enfrentará uma demanda crescente.

Assim, podemos discutir o impacto e soluções das healthtechs no mercado de saúde. A pandemia acelerou algumas transformações, como a telemedicina que foi adotada pelo setor como uma forma de solucionar o distanciamento. Mas muitos são os problemas a serem solucionados e os espaços a serem preenchidos.

Desta maneira, podemos destacar algumas questões-chave a serem trabalhadas em nosso ecossistema:

  • regulamentações na área da saúde;
  • acesso aos serviços de média complexidade em municípios menores;
  • privacidade;
  • prontuário integrado.

É claro que a lista continua, afinal falamos de um setor atrasado, com diversas reservas de mercado, lideranças antigas e lentidão para adotar saídas tecnológicas. Para saber, ouça o episódio completo e entenda mais sobre esse mercado que só tende a crescer!

 

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Encontre quem transforma o hoje e lidera o amanhã

26 de julho de 2024 – São Paulo