Já pensou em saber tudo sobre como ocorre a inovação dentro de uma das maiores empresas do mundo? Pois este é o podcast para você! Neste episódio de Growthaholics, Pedro Waengertner conversa com Américo de Paula, da área de Arquitetura de Soluções da AWS e Sulivan Santiago, sócio na ACE. Bate papo cheio de insights sobre como você pode aplicar os princípios da Amazon no seu dia-a-dia e na sua empresa. Ouça já na íntegra!
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Os princípios da Amazon
A Amazon é referência em muitos aspectos, desde inovação até posicionamento de mercado. A fim de chegar a esse patamar, Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, estabeleceu e adotou 14 princípios de liderança para dar todo o rumo à empresa. Assim, esses servem como orientação para muitas empresas, que adotam esses valores como inspiração para o crescimento exponencial. São eles:
- Obsessão pelo cliente;
- Mentalidade de dono;
- Inventar e simplificar;
- Estar certo, e muito;
- Aprender e ser curioso;
- Contratar e desenvolver os melhores;
- Insistir nos mais altos padrões;
- Pensar grande;
- Ter iniciativa;
- Frugalidade;
- Ganhar a confiança;
- Mergulhar fundo;
- Ser firme, discordar e se comprometer;
- Entregar resultados.
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O processo de inovação da Amazon: o Working Backwards
Para a Amazon, é essencial partir para o processo da inovação com a visão do cliente, assim como acontece aqui na ACE. Dessa maneira, o Working Backwards nada mais é que trabalhar no sentido inverso. A princípio, isso significa colocar o cliente no início da inovação, independente do negócio.
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Mas o que significa isso? Dessa forma, ao invés de iniciar-se por meio de uma “brilhante ideia”, planejá-la e executá-la, busca-se primeiro compreender a necessidade do cliente por meio de feedbacks e estudos de mercado e não apenas suposições internas.
As 5 perguntas que orientam o início desse processo são:
- quem é o cliente?;
- quais os problemas ou oportunidades temos para resolver?;
- qual o benefício claro que o cliente pode ter?;
- qual a necessidade e desejo do cliente?;
- como será a experiência do cliente nesse novo serviço?.
Posteriormente, identificado o cliente por meio dessas perguntas, avança-se para as próximas etapas do working backwards, que envolvem elaboração das possíveis perguntas dos compradores, comunicado de imprensa e até a materialização da experiência do usuário no produto.
Quer saber mais do processo de inovação da Amazon? Ouça já esse episódio que está imperdível