Logo Ace Ventures
EnglishPortugueseSpanish

Como é o processo de inovação da Amazon?

Já pensou em saber tudo sobre como ocorre a inovação dentro de uma das maiores empresas do mundo? Pois este é o podcast para você! Neste episódio de Growthaholics, Pedro Waengertner conversa com Américo de Paula, da área de Arquitetura de Soluções da AWS e Sulivan Santiago, sócio na ACE. Bate papo cheio de insights sobre como você pode aplicar os princípios da Amazon no seu dia-a-dia e na sua empresa. Ouça já na íntegra!

Leve a inovação para a sua empresa >> Consultoria de Inovação | ACE Cortex

Os princípios da Amazon

A Amazon é referência em muitos aspectos, desde inovação até posicionamento de mercado. A fim de chegar a esse patamar, Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, estabeleceu e adotou 14 princípios de liderança para dar todo o rumo à empresa. Assim, esses servem como orientação para muitas empresas, que adotam esses valores como inspiração para o crescimento exponencial. São eles:

  • Obsessão pelo cliente;
  • Mentalidade de dono;
  • Inventar e simplificar;
  • Estar certo, e muito;
  • Aprender e ser curioso;
  • Contratar e desenvolver os melhores;
  • Insistir nos mais altos padrões;
  • Pensar grande;
  • Ter iniciativa;
  • Frugalidade;
  • Ganhar a confiança;
  • Mergulhar fundo;
  • Ser firme, discordar e se comprometer;
  • Entregar resultados.

Veja também: Os princípios da Amazon funcionam?

O processo de inovação da Amazon: o Working Backwards

Para a Amazon, é essencial partir para o processo da inovação com a visão do cliente, assim como acontece aqui na ACE. Dessa maneira, o Working Backwards nada mais é que trabalhar no sentido inverso. A princípio, isso significa colocar o cliente no início da inovação, independente do negócio.

Leia também: Como melhorar a Jornada Digital do seu cliente?

Mas o que significa isso? Dessa forma, ao invés de iniciar-se por meio de uma “brilhante ideia”, planejá-la e executá-la, busca-se primeiro compreender a necessidade do cliente por meio de feedbacks e estudos de mercado e não apenas suposições internas.

As 5 perguntas que orientam o início desse processo são:

  1. quem é o cliente?;
  2. quais os problemas ou oportunidades temos para resolver?;
  3. qual o benefício claro que o cliente pode ter?;
  4. qual a necessidade e desejo do cliente?;
  5. como será a experiência do cliente nesse novo serviço?.

Posteriormente, identificado o cliente por meio dessas perguntas, avança-se para as próximas etapas do working backwards, que envolvem elaboração das possíveis perguntas dos compradores, comunicado de imprensa e até a materialização da experiência do usuário no produto.

Quer saber mais do processo de inovação da Amazon? Ouça já esse episódio que está imperdível

 

Assine nossa Newsletter

Toda segunda-feira, receba as melhores notícias sobre inovação, empreendedorismo e venture capital. Além de comentários do Pedro Waengertner, você também recebe materiais e conteúdos exclusivos da ACE.

Nomes que irão te inspirar no ACE Summit 2024

26 de julho de 2024 – São Paulo